Santa Catarina prevê vacinar 487.323 crianças com menos de cinco anos durante a campanha de vacinação contra a poliomielite, iniciada na segunda-feira (8) no Estado. A imunização acontece durante um mês e seguirá até 9 de setembro em todos os municípios.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Devido à baixa cobertura vacinal dos últimos anos, a Secretaria de Estado da Saúde recomendou que todas as cidades abram os postos de vacinação aos sábados até o fim da campanha. No entanto, a decisão da ação fica a critério de cada município.
De acordo com a pasta, um total de R$ 2.975.000 serão divididos e repassados às prefeituras, de acordo com o número de crianças dentro do público-alvo, para que os funcionários sejam mantidos em horário de trabalho durante o fim de semana.
O maior número de crianças com menos de 5 anos está em Joinville, que possui 40.617 pessoas dentro do grupo. Atrás está Florianópolis, com 27.885 crianças, seguida de Blumenau, 21.883, e Itajaí, com 16.370.
Continua depois da publicidade
— Ao longo dos anos, temos percebido uma queda nas coberturas vacinais, o que nos preocupa, precisamos manter as coberturas altas para evitar que doenças já controladas ou erradicadas retornem ao nosso convívio e para reduzir, cada vez mais, a incidência de doenças preveníveis com a vacinação — comentou o gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), Arieli Schiessl Fialho.
Multivacinação
De forma simultânea, acontece ainda a campanha de Multivacinação, oferecida para que crianças e adolescentes com menos de 15 anos atualizem a caderneta de imunização em Santa Catarina.
> SC espera até o dobro de chuva para agosto em dois dias e tem alerta para inundações
Todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estão sendo oferecidas pelos municípios. São 17 tipos de imunizantes que protegem contra mais de 20 doenças. Entre elas está a febre amarela, meningite, sarampo, rubéola e tétano.
Esta campanha, segundo a Secretaria de Saúde, é recomendada para todo o público-alvo que está com esquema vacinal incompleto. As aplicações das vacinas acontecem até o início de setembro.
Continua depois da publicidade
Leia também
Covid-19: Brasil registra 181 óbitos e 16,7 mil casos em 24 horas
Entenda a importância dos estímulos para o desenvolvimento infantil
Infraestrutura x adensamento: Plano Diretor de Florianópolis tem discussão sobre prioridade