Pouco mais de 40,2 mil pessoas tomaram a vacina contra a gripe oferecida pelo SUS em Blumenau até a quarta-feira, dia 3. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o número representa menos da metade da população considerada prioritária para receber a imunização — 109 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Entre os idosos, quase 20 mil já se dirigiram a uma das 47 salas de vacina do município, o equivalente a 63% do grupo identificado em Blumenau. Além disso, mais da metade das mulheres em pós-parto há até 45 dias também se vacinaram (278 casos).
Os demais grupos, principalmente crianças e gestantes, ainda estão com baixo número de imunizações, de acordo com a equipe da Vigilância Epidemiológica de Blumenau. Das cerca de 18 mil crianças, entre seis meses e quatro anos, previstas para receberem a vacina, apenas 16% foram vacinadas. Entre as gestantes mapeadas, somente 22% buscaram a imunização na rede pública até o momento.
Ainda de acordo com o levantamento, com dados coletados até a quarta-feira, já receberam a vacina 2.961 trabalhadores prioritários, 8.456 pessoas com doenças crônicas e 3.553 pessoas que compõem grupos com indígenas e população carcerária.
Continua depois da publicidade
A campanha nacional de vacinação segue até o dia 26 de maio e o Dia D, quando todas as 66 unidades de saúde do município estarão vacinando os grupos prioritários das 8h às 17h, será realizado no dia 13, sábado. Nos outros dias, a população selecionada pelo Ministério da Saúde pode procurar as unidades de saúde com sala de vacina, com a carteira de vacinação e cartão SUS, para aqueles que possuem.