Ao menos 383.298 adultos, com idade entre 18 e 59 anos, ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina, segundo dados do Monitor da Vacina do NSC Total. O número representa 6,25% da população apta para receber o imunizante no Estado. Para cumprir a meta, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) aposta na busca ativa dos catarinenses.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A estimativa é que um total de 6.123.114 pessoas estejam aptas a receber a vacina no Estado – o número leva em conta a população vacinável, ou seja, pessoas a partir de 12 anos. Desses, 5.548.544 já tomaram a primeira dose, o que representa 90,62% do total, e 574.570 ainda precisam se vacinar, cerca de 9,3%, de acordo com o Monitor. 

A faixa etária com o maior número de pessoas não vacinadas é entre 12 e 17 anos. Ao todo, 216.648 adolescentes ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid. A campanha para essa faixa etária iniciou em setembro e apenas doses da Pfizer podem ser oferecidas para esse público.

> Quase 800 adolescentes de SC receberam vacinas não recomendas pela Anvisa, diz Ministério da Saúde

Continua depois da publicidade

Já entre os adultos, a faixa etária com maior número de pessas sem a primeira dose é entre 40 e 49 anos, em que 138.431 catarinenses ainda não tomaram o imunizante. 

Em contrapartida, entre os idosos, o Estado conseguiu ultrapassar a meta de vacinação. Entre aqueles com idade entre 60 e 69 anos, por exemplo, foram vacinados 20.273 pessoas a mais que a estimativa, que era de 628.481. 

Para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o número de adultos sem a primeira dose pode ser menor que esse. Isto porque alguns municípios ainda têm dificuldades para registrar os dados no sistema. 

— Algumas cidades ainda têm dificuldades para o registro das vacinas e, por isso, no número final, aparece como não vacinado. Mas agora, com o novo vacinômetro, buscamos trazer mais robustez nos dados, para que ele fique mais perto da realidade — explica.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, a pasta tem acompanhado os números de não vacinados, com listas compartilhadas com os municípios e a busca ativa por aqueles que ainda não tomaram a primeira dose da vacina. 

— Aqueles que ainda não buscaram as doses, estamos orientando os municípios a fazerem a busca ativa e mutirões, além de apostar em campanhas que reforcem a necessidade da vacinação contra a Covid-19 — complementa. 

> Passaporte da vacina em Florianópolis será exigido em shows e eventos; entenda decreto

Para especialista, Estado precisa entender motivo das faltas 

Além da primeira dose, o Estado também vem enfrentando outro problema que é o número de pessoas que não retornaram para a aplicação da segunda dose. Na última semana, por exemplo, 423 mil pessoas estavam atrasadas na imunização completa.

Outro ponto que também tem preocupado é a aplicação da dose de reforço. Segundo dados da SES, até esta quarta-feira (27), apenas 2,9% dos idosos entre 60 e 69 anos haviam tomado a dose extra. Entre aqueles com mais de 80 anos, o número sobe para 37,95%. 

Continua depois da publicidade

Segundo o infectologista Amaury Miele, a investigação sobre o motivo das faltas pode ser uma alternativa para descobrir o porquê da não procura pelas vacinas. 

— Falta uma comunicação mais clara para a população sobre a importância de tomar a primeira, a segunda ou a terceira dose da vacina. Por isso é preciso investigar como essa informação está chegando nas pessoas. Além disso, a saúde pública precisa saber o porquê das pessoas não se vacinerem. É medo de efeito colateral? Falta de informação? Se não tem um diagnóstico do porquê elas não estão vindo, não tem como criar uma maneira para atuar em cima dessa ausência — explica.

> Decreto que flexibilizava uso de máscaras em Criciúma é suspenso pela Justiça

O secretário de Saúde de SC relembra que, atualmente, a maioria das internações é de pessoas que estão sem a dose de reforço. Por isso, o Estado planeja realizar nos próximos dias um mutirão para atingir o máximo de pessoas desse grupo. 

— Não são números ruins [da dose de reforço nos idosos] se comparar a situação com os outros Estados. Mas vamos criar alternativas para acelerar o processo — diz. 

Continua depois da publicidade

SC é o quarto Estado com a população totalmente vacinada 

Até esta quarta-feira (27), segundo o Monitor da Vacina, 4.185.975 pessoas já completaram o esquema vacinal em Santa Catarina, seja com a vacina de dose única ou com a segunda dose. Isto representa 57,72% da população total do Estado e faz com que ele seja o quarto do país com o maior número de pessoas imunizadas. 

— Estamos prestes a bater dez milhões de doses aplicadas. Por isso, estamos em um momento bem interessante, com os municípios colaborando com a campanha e trabalhando conosco para garantir a velocidade na aplicação das vacinas — diz o secretário de saúde André Motta Ribeiro. 

Mesmo com o cenário positivo, o infectologista Amaury Miele relembra que ainda é necessário analisar como o vírus irá se comportar nesse novo cenário. 

— Temos que entender qual o caminho que vamos enfrentar daqui para frente. Isso tem relação direta com as flexibilizações e o impacto real vamos começar a ver no Natal e Reveillon. Vai se apostar na vacina como fator de segurança e, nesse cenário, vamos ver até que ponto o percentual de imunizados vai impedir um repique de casos — salienta. 

Continua depois da publicidade

> Aumenta internação de grávidas não vacinadas em UTI Covid em hospital referência de SC

NSC Total deixa de trazer serviço diário da vacinação 

Por conta do grande número de pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19 em Santa Catarina, o NSC Total deixará de atualizar o serviço diário da vacinação em Santa Catarina. A cobertura dos números, porém, continuará sendo realizada pelas equipes de reportagem.

Além disso, diariamente, o leitor também poderá acompanhar o andamento da vacinação em Santa Catarina e no Brasil no Monitor da Vacina, que é alimentado todo os dias pela equipe de dados do NSC Total. 

Leia também 

Jararaca com tamanho raro é capturada em Jaraguá do Sul: “Animal muito grande”

Preço médio do gás de cozinha em SC chega a R$ 110; veja custo por cidade

Meteoro “super brilhante” explode e vídeo registra momento no Norte de SC