Dia Mundial do Diabetes mobilizou profissionais da saúde e trouxe o debate sobre a doença para os moradores de Blumenau em ações pela cidade nesta terça-feira. Em uma campanha de prevenção em frente à escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau, equipes da secretaria de Saúde fizeram testes gratuitos em 368 pessoas que passavam pela Rua XV de Novembro. Destes, 38 tiveram resultados com alterações e serão encaminhados para unidades de saúde do município.
Continua depois da publicidade
Considerada uma doença silenciosa, a diabetes atinge, segundo estimativas, 387 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Blumenau acredita-se que 15% dos adultos tenham a doença, e o número pode chegar a 22% na população idosa. Segundo a secretaria de Saúde, mais de 3 mil atendimentos já foram realizados no ano no Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD), serviço de referência para pacientes com diabetes que funciona no Ambulatório Geral do Centro. Cerca de 3,2 mil pacientes são atendidos pelo SUS na cidade com insulina.
O evento desta terça na Rua XV encerrou a Semana Municipal do Diabetes e ocorreu das 8h às 15h. Outras ações de conscientização e prevenção ocorreram em AGs e postos de saúde da cidade.