Gabriela Bertamoni Basso faz diariamente uma viagem de ônibus para chegar ao curso pré- vestibular no Centro de Florianópolis. Moradora de Palhoça, ela percorre o caminho de 40 km para se preparar para a prova do curso mais concorrido do Vestibular Acafe, o de Medicina.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Abertas as inscrições para o aulão de revisão para o vestibular da UFSC

Mais notícias sobre vestibular

A estudante de 17 anos, se formou no ensino médio no ano passado e em 2014 se dedicou exclusivamente ao objetivo traçado há cerca de três anos: estudar para se tornar médica.

Continua depois da publicidade

– No terceirão pensei em desistir, porque é muito difícil passar. Mas fiz orientação profissional, o que me ajudou muito, e agora não pretendo desistir tão cedo, já que em média os aprovados fazem três anos de curso – diz Gabriela.

Daqui a três dias, ela prestará a prova do Vestibular da Acafe de Verão. Seu objetivo é ser aprovada para o curso da Unisul, no Campus da Pedra Branca. Junto com ela, mais de 35,6 mil candidatos irão disputar uma das 14,3 mil vagas distribuídas em 433 cursos oferecidos pelas 15 instituições participantes do sistema de avaliação – Furb, UnC, Unifebe, Unesc, Uniarp, Unibave, Unidavi, Uniplac, Unisul, Univali, Univille, Unochapecó, Unoesc, USJ e Bom Jesus/ Ielusc.

A prova tem duração de cinco horas e será composta por uma redação e 63 questões objetivas no formato de múltipla escolha. Gabriela Basso explica que a prova é bastante focada em atualidades e que, ainda que contenha menos questões que outros vestibulares, elas são bem específicas.

O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro a partir das 10h pelo site www.acafe.org.br. A relação dos candidatos classificados será divulgada até o dia 5 de dezembro, também pelo site.

Continua depois da publicidade

Provas marcadas em 25 cidades de SC

Lucinara Bonadimann Marin, coordenadora de concursos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), afirma que nesta edição as provas serão realizadas apenas em cidades catarinenses, não em Porto Alegre e Curitiba, como aconteceu no Vestibular da Acafe de inverno. A decisão foi tomada por medidas de segurança e de custos, afirma. No domingo, a prova será aplicada em 25 municípios catarinenses.

Não há nenhuma restrição a alimentos ou bebidas no edital da prova, mas se aconselha a não levar comidas gordurosas ou que possam estragar a folha de respostas, por exemplo. Também não é uma boa ideia levar comidas que fazem muito barulho, como pacotes de salgadinho ou pipoca.

Quem apresentar documento falso ou for surpreendido com algum material proibido ( livros, celular, computador, armas de fogo) será eliminado. Além disso, é proibido deixar o local da prova antes das quatro horas exigidas ou levar embora o caderno de questões, cartão- resposta ou folha de redação.

>>> Fique atento

Horário da prova: das 13h às 18h

Data: dia 23 de novembro

O candidato não poderá entregar a prova antes de transcorridas quatro horas do seu início

Será eliminado do concurso o candidato que não devolver integralmente todo o material (caderno de prova, cartão resposta e folha de redação)

Continua depois da publicidade

Para saber do local da prova:

Pela Internet, no site www.acafe.org.br

Pela Central de Atendimento Acafe: pelo telefone (48) 3224-8860, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 12h e das 14h

às 18h.

Na sede da Acafe, em Florianópolis: Rua Presidente Coutinho, 311, no Centro de Florianópolis, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Cidades:

A prova será aplicada em 25 cidades catarinenses: Araranguá, Lages, Blumenau, Mafra, Brusque, Orleans, Canoinhas, Palhoça, Chapecó, Rio do Sul, Caçador, São Bento do Sul, Concórdia, São Francisco do Sul, Criciúma, São José, Curitibanos, São Miguel do Oeste, Florianópolis, Tubarão, Itajaí, Videira, Joaçaba, Xanxerê e Joinville.

A prova em números

? 35.690 candidatos

? 433 cursos de graduação

? 14.373 vagas

? 15 instituições

Tira-dúvidas

O que eu posso levar para a prova?

Apenas será permitido ao candidato levar caneta esferográfica, com tinta azul ou preta, lápis ou lapiseira e borracha. O estudante não poderá permanecer de relógio, chapéu, boné, gorro ou óculos escuros na hora da prova, e também são proibidas as consultas a quaisquer tipo de material (livro, apostila, cadernos, dicionários). As únicas exceções são decorrentes de necessidades comprovadas por laudo médico, como aparelho auricular ou máquinas que escrevem em braile, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Não será permitido o porte de aparelhos eletrônicos como calculadoras, celulares e smartphones, notebooks, palmtops, tablets, gravadores, mp3, pendrives ou walkman. Mesmo que esses aparelhos estejam desligados, é proibido permanecer com eles ao alcance. Outros objetos como máquinas fotográficas, controle de alarme de carro ou qualquer tipo de transmissor de mensagens também estão banidos.

Quais documentos eles aceitam?

Para entrar nos locais de prova, os candidatos devem apresentar um dos seguintes documentos (originais ou fotocópias autenticadas): carteira de identidade expedidas pelas secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores; passaporte; carteira de trabalho; Certificado de Reservista (com fotografia ); Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo, com fotografia); Carteira de Identidade fornecida por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por lei federal, valem como documento de identidade (OAB, CORECON, CRA, CREA).

O que me elimina da prova?

Como é costume nos vestibulares, o candidato que não fizer a prova ou chegar atrasado é automaticamente desclassificado. Quem apresentar documento falso ou for surpreendido com algum material proibido (livros, celular, computador, armas de fogo) também é eliminado. Além disso, é proibido deixar o local da prova antes das quatro horas exigidas ou levar embora o material de prova (caderno de questões, cartão-resposta, folha de redação). Por fim, quem conversar com outros candidatos ou perturbar a ordem nos locais de prova é excluído do processo seletivo.