Cerca de 350 mil pessoas estiveram em Lages durante a 34ª Festa Nacional do Pinhão, neste ano. O número foi divulgado pela diretoria da Associação Empresarial de Lages, através do superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, que levou aos empresários os resultados da maior festa da Serra catarinense.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O superintendente iniciou seu relato traçando um histórico do evento.
Com entrada gratuita e frio, Parque Conta Dinheiro lota em mais um dia de Festa do Pinhão
— Desde 2014, a Festa Nacional do Pinhão é terceirizada, tendo a Prefeitura de Lages atuando como fiscalizadora, garantindo que a empresa vencedora da licitação cumpra todas as obrigações. Neste ano fizemos várias alterações no edital para preservar ao máximo a tradição, incluindo a participação dos CTGs, a reserva de 80% dos boxes de gastronomia para comerciantes locais, a valorização dos artistas locais e um espaço para divulgação do turismo da Serra Catarinense — explicou ele.
Continua depois da publicidade
Giba ressaltou ainda a presença da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros dentro do Parque de Exposições Conta Dinheiro, além do aumento do efetivo da Polícia Militar na cidade.
— Ficamos muito satisfeitos com o resultado desse aparato de segurança. O relatório da Polícia Militar indicou poucas ocorrências durante a festa, sendo a maior delas o furto de celulares, com um total de 31 boletins de ocorrência. Não houve registros de furto de veículos nesse período, o que já aconteceu em anos anteriores — ressaltou.
FOTOS: Looks elegantes e muito brilho dão show de estilo na Festa do Pinhão
Sobre o Recanto do Pinhão, organizado pela Prefeitura de Lages, Giba destacou que a duração estendida por mais uma semana após o término da festa, precisa ser repensada.
— Observamos que uma extensão maior, como no ano anterior, não é viável devido à queda significativa no faturamento após a segunda semana. Este cronograma precisa ser revisto e analisado criteriosamente, para se ter a certeza se vale insistir nessa programação pós-festa — alerta Giba.
Continua depois da publicidade
Neste ano, oito entidades comandaram a parte gastronômica do Recanto do Pinhão, além de dois espaços para artesanato.
Festa Nacional do Pinhão encerra com sucesso de público e resgate da cultura serrana
— Ainda estamos concluindo junto as entidades o balanço do resultado das vendas no Recanto do Pinhão. Mas, dados preliminares mostram que devemos superar o ano anterior, que foi de aproximadamente R$ 500 mil — conta.
Sobre a Festa como um todo, Giba afirmou que aproximadamente 350 mil pessoas passaram pela Festa e pelo Recanto do Pinhão, com um incremento na economia local que alcançou R$ 40 milhões.
— As medidas adotadas contribuíram significativamente para o sucesso tanto da Festa quanto do Recanto do Pinhão. Tivemos sucesso com relação a nova estrutura do Parque, a infraestrutura, a programação de shows , e principalmente a segurança, que faz com que nossos turistas e visitantes saibam que podem vir para a Festa, pois estarão seguros e receberão toda a hospitalidade do povo lageano. O evento, para nossa satisfação, continua se mostrando um grande impulsionador para o desenvolvimento econômico e cultural de Lages — afirmou o superintendente.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do público da Festa do Pinhão
Leia mais
Show de Gusttavo Lima lota Parque Conta Dinheiro em penúltimo dia de Festa do Pinhão
Espetáculos no Palco Nacional da Festa do Pinhão 2024 reverenciam a tradição serrana