Na eleição para os Conselhos Tutelares em Florianópolis, que acontecerá neste domingo (5), 24 candidatos vão concorrer a 20 vagas — portanto, quatro ficarão como suplentes. As quatro unidades são regionalizadas — as sedes estão localizadas no Centro, Campeche (Sul da Ilha), Canasvieiras (Norte da Ilha) e Capoeiras (parte continental).
Continua depois da publicidade
De acordo com o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edelvan Jesus da Conceição, o candidato escolhe, de acordo com a ordem estabelecida pelos mais votados, em qual dos quatro locais ele prefere atuar.
— O eleitor pode votar em apenas um e em qualquer um dos candidatos. A eleição não é regionalizada — explica o representante do órgão.
Segundo o vice-presidente do CMDCA, a estrutura dos Conselhos Tutelares do município são adequadas para o atendimento. Porém, há cerca de um ano, uma reportagem feita pela NSC TV mostrava as dificuldades no efetivo para o volume de trabalho.
— Tivemos alguns afastamentos por doença e pedidos de exoneração. Este ano, não tivemos suplentes suficientes para substituir os que estavam saindo. Com a posse no dia 10 de janeiro, teremos o número mínimo em cada sede do Conselho Tutelar — diz Edelvan.
Continua depois da publicidade
Aproximadamente 344 mil eleitores estão aptos a escolher os conselheiros tutelares em Florianópolis. O voto é facultativo. Na Capital, serão utilizadas urnas eletrônicas nos cinco locais de votação. Os eleitores devem comparecer com documento de identificação com foto e título de eleitor.
Ouça as informações: