O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) salvou 327 pessoas por afogamentos durante a pré-temporada de verão, que ocorreu entre 2 de novembro e 15 de dezembro. O aumento foi de 22,47% ao comparar com o mesmo período em 2023, quando foram registrados 267 casos no mesmo período.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O número de pessoas salvas por afogamento na temporada de verão em Santa Catarina está dentro do esperado pelo CBMSC, informou o órgão. Também foram registradas 996.181 ações de prevenção e 2.025 crianças foram formadas pelo Programa Golfinho, que promove a educação aquática e a prevenção de afogamentos.

O número de mortes por afogamento nas praias de Santa Catarina durante o período ainda é analisado pelo CBMSC. 

Verão em SC terá policiais bilíngues, turismo na Serra e número recorde de estrangeiros

Continua depois da publicidade

Alta temporada começou na segunda-feira 

A temporada de verão foi oficialmente aberta na segunda-feira (16) e se entenderá até 9 de março de 2025, quando terá início a pós-temporada que vai até 21 de abril. 

Para a estação mais quente do ano, quase 2 mil guarda-vidas estão distribuídos em 33 municípios de 156 praias e balneários, ao longo de 560 quilômetros do litoral catarinense. Diariamente, 470 bombeiros atuarão nas praias, com reforço de 96 profissionais vindos do interior do Estado. 

Entre dezembro de 2024 e março de 2025, Santa Catarina espera receber 3,1 milhões de turistas.

Cuidados nas praias em SC

Os bombeiros militares apontam medidas básicas de prevenção a afogamentos. Uma delas é consultar as praias guarnecidas por guarda-vidas, por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. O aplicativo permite verificar, antes de sair de casa, as praias sinalizadas com bandeira verde, indicando condições favoráveis para banho e baixo risco de afogamento.

Além de procurar locais guarnecidos por guarda-vidas, os oficiais recomendam evitar entrar no mar sob o efeito de bebidas alcoólicas ou qualquer entorpecente. O período com maior incidência de afogamentos, no fim da tarde, geralmente envolve vítimas que consumiram bebidas alcoólicas ao longo do dia.

Continua depois da publicidade

Ainda, não é recomendado nadar logo após as refeições. O banhista deve se manter em áreas onde o nível da água esteja no máximo até a altura do umbigo e respeitar a sinalização de bandeiras vermelhas.

Verão em SC

Leia mais

Rodovias terão “invasão” de milhares de carros durante o verão, prevê concessionária

Como a Casan se prepara para garantir abastecimento em Florianópolis durante o verão