Mais de 300 mulheres aguardam pela cirurgia do câncer de mama em Santa Catarina. O dado inclui apenas pacientes que buscaram atendimento público via SUS. O procedimento é parte do tratamento para muitas doentes e a demora em realizá-lo pode agravar o quadro da doença.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reunidos até o dia 12 de outubro. Em Santa Catarina, há 20 unidades hospitalares públicas com habilitação em Oncologia, especialidade médica que trata pacientes com câncer.
Quinze delas têm atendimento para doentes com câncer de mama.
Desde 2013, a lei 12.732 garante ao paciente com câncer o direito de iniciar o tratamento pelo SUS em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico da doença. O oncologista e diretor do Hospital Inca III, Marcelo Bello, diz que a rapidez no início do tratamento garante, em muitos casos, tratamentos mais breves e com intervenções cirúrgicas menos invasivas.
Continua depois da publicidade
— O câncer de mama diagnosticado em estágios iniciais, a chance de cura aumenta muito. Os tratamentos ficam muito melhores, digamos assim — explica.
Bello diz que o diagnóstico da doença é feito pela mamografia, um tipo específico de exame radiológico capaz de identificar precocemente tumores na mama.
— Quando você realiza o diagnóstico por meio da mamografia você tem chance de encontrar lesões ainda subclínicas, que não se manifestaram clinicamente, lesões menores, cujo tratamento e prognóstico são melhores de se realizar — completa.
Sinais mais comuns do câncer de mama
O sinal mais comum para o diagnóstico do câncer de mama é o nódulo. Contudo, outros sinais podem indicar esse tipo de tumor. Veja abaixo:
Continua depois da publicidade
- Retração da pele da mama
- Pele ficar com textura de “casca de laranja”
- Saída de secreção dos mamilos
O oncologista do Inca afirma que qualquer sintoma ou alteração nas mamas deve ser avaliado, principalmente neste momento em que o número de diagnósticos pode estar subdiagnosticado.
No auge da pandemia, ele explica, muitas mulheres não procuraram os médicos para realizar o exame preventivo contra a doença que é o mais frequente para esse grupo.
Saiba mais sobre o Outubro Rosa
Leia também
Esporte é aliado ao tratar câncer de mama, aponta pesquisa
Outubro Rosa: Medicina nuclear é aliada no tratamento do câncer de mama
Como a amamentação pode ajudar a diminuir os riscos de desenvolvimento do câncer de mama