Mais de 300 animais marinhos resgatados em diferentes praias de Santa Catarina foram reabilitados em 2020, conforme levantamento feito pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que monitora a orla catarinense. Entre os animais, estão 299 aves e quatro mamíferos, o que inclui a baleia jubarte, que foi desencalhada em Florianópolis, em junho.
Continua depois da publicidade
> Novo grupo de pinguins é solto em praia de Florianópolis; são 50 animais recuperados no ano
Segundo o G1SC, somente na Ilha de SC, 66 animais resgatados pelo projeto R3 animal foram reabilitados. Na região de Penha, no Litoral Norte, foram 101 animais resgatados pela Univali. Em Laguna, no Sul, foram salvos 61 animais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), 56 pela Univille e outros 19, pelo Instituto Australis. O projeto é realizado desde Laguna, no Sul de Santa Catarina, até Saquarema (RJ).
> Golfinho raro é encontrado na praia do Ervino, em São Francisco do Sul

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Veja quais são os animeis reabilitados
– Gaivotas: 175
– Pinguins-de-Magalhães: 59
– Atobás-pardos: 30
– Outras espécies de aves: 24
– Fragatas: 11
– Lobo Marinho do Sul: 3
– Lobo-Subantártico: 1
Animais encontrados mortos
Além dos animais que foram salvos, muitos outros foram encontrados mortos no litoral de Santa Catarina ou não resistiram após o resgate. Somente ns praias de Florianópolis, 1.548 ocorrências foram registradas. Desse total, 1.254 animais marinhos foram encontrados já sem vida.
> Pinguim faz transfusão de sangue em Florianópolis

Com mamíferos marinhos, houve o registro de 70 ocorrência, dos quais 48 estavam mortos no momento do resgate e 22 foram encontrados vivos. Dos 31 golfinhos e baleias localizados, um único animal resistiu: foi a baleia-jubarte desencalhada na praia da Lagoinha do Norte, em Florianópolis.
> Mais de 50 baleias e golfinhos morreram no litoral de SC em um mês
Entre as ocorrências com tartarugas, apenas oito, dos 300 animais encontrados nas praias catarinenses foram resgatados vivos e encaminhados para reabilitação no Projeto Tamar Sul, na Barra da Lagoa, em Florianópolis. Todos os demais já estavam sem vida.
> Baleia-jubarte filhote é encontrada morta em praia de SC
O monitoramento das praias, o atendimento veterinário aos animais vivos e a necropsia dos que são encontrados mortos, trabalho realizado pelo projeto, busca avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, as tartarugas e os mamíferos marinhos.
Continua depois da publicidade
Leia também
> Vinte pinguins são soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis
> Filhote de baleia-franca é encontrado morto na Praia do Sol em Laguna, Sul de SC
> Pinguim-de-magalhães recebe pele sintética para tratar corte na cabeça em Florianópolis
> Pinguins são encontrados mortos em praias de Florianópolis