A tradição das festas juninas será revivida entre os meses de junho e julho em mais de 30 locais diferentes em Jaraguá do Sul e região. A temporada de festas regadas a quentão, pinhão, pipoca é a mais esperada, sobretudo, pelas escolas.
Continua depois da publicidade
Uma das que promove os festejos há mais tempo é a Escola Municipal Anna Töwe Nagel, no bairro Água Verde, que organiza o evento aberto ao público há pelo menos duas décadas. Este ano a festa, que ocorre no sábado, vai também comemorar os 25 anos da unidade.
A dois dias da festa, os estudantes do ginásio começaram a decorar a escola e o primário fez os últimos ensaios da coreografia da quadrilha. A professora Marli Butzke levou os pequenos do pré 2 para ensaiar os passos. As coreografias simples, mas cheias de graça, eram imitadas pelas crianças.
A pequena Ana dos Santos, seis anos, não vê a hora de poder mostrar os passos para os pais.
Continua depois da publicidade
– Vai ser bem legal, vou poder me divertir com a minha família e meus amiguinhos -, conta. Ao todo 12 quadrilhas vão se apresentar.
Cento e dez pessoas trabalham na organização do evento. A expectativa é de que sejam servidos mil churrascos, 2 mil espetinhos e de 500 a mil cachorros-quentes, pastéis e porções de pinhão e pipoca. São esperados 3 mil visitantes.
O arraial terá também um baile, que começa às 20h30 no ginásio, com Musical Movimento.
– É o maior evento da escola. Podemos dizer que começamos o ano preparando a festa junina e fechamos o ano falando como será a próxima -, enfatiza a diretora, Eliane da Silva.
Continua depois da publicidade
Festa no Homago
Outra escola que leva as tradições das festa de junho a sério há 30 anos é a Escola Estadual Holando Marcellino Gonçalves, o Homago, na Ilha da Figueira. No entanto, nos últimos anos, para não conflitar a data com a de outras festas tradicionais da cidade, a unidade deixou de realizar o arraial no começo de junho, para promovê-lo em 7 de julho.
Um dos pontos altos das comemorações é o Festival da Canção do Homago, com inscrições abertas até o dia 19.
– É uma das festas mais tradicionais da cidade. Esperamos que as pessoas nos prestigiem mais uma vez -, aguarda a diretora Ivonete Machado.
Continua depois da publicidade