Mais de 30 caminhões com excesso de peso na carga e outras irregularidades estão retidos no pátio do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, em Palhoça. Os veículos foram apreendidos na manhã desta terça-feira na Operação Medida Certa.

Continua depois da publicidade

Segundo a assessoria de comunicação da PRF, os caminhões só serão liberados do local após o transbordo da mercadoria em excesso para outro veículo.

O motorista, Judas Tadeu Baldessar, 57 anos, que é proprietário de uma empresa de terraplanagem em São José, disse que não sabia que era preciso ter nota fiscal para transportar terra.

– Faço esse trajeto há 32 anos e essa foi a primeira vez que me pediram nota – disse Baldessar.

Continua depois da publicidade

Judas, que teve o caminhão apreendido pela falta da documentação da carga, disse ainda que fora o prejuízo e a perda de tempo, o que mais preocupa é a insegurança jurídica, pois não sabe como são as leis.

Já o caminhão caçamba conduzido por Leandro Prudêncio, 29 anos, estava carregado com 5 toneladas a mais de areia do permitido. Prudêncio ligou para o supervisor que precisou encaminhar outra caçamba e mais seis funcionários para passar a mercadoria de um veículo para outro com pás. O transbordo demorou cerca de 40 minutos.

– Faríamos seis viagens durante o dia, essa era a segunda, agora não sei quantas vamos poder fazer – disse Prudêncio.

Continua depois da publicidade

Além do incomodo, o motorista deverá pagar uma multa de R$ 5 mil, R$ 1 mil por tonelada em excesso.

Devido a operação, que iniciou por volta das 7h30min e deve terminar por volta das 12h, o trânsito ficou lento no local.