As sementes distribuídas na noite desta quarta-feira em São Bento do Sul vêm de frutos gerados na última década. Foi em 2004 que, pela primeira vez, elas foram repartidas com a comunidade local – metaforicamente, em forma de canções e poemas, a partir de um sonho do escritor Donald Malshitzky. Compartilhado com a cantora Ivana Lampe e o músico Reinaldo Voltolini, o sonho tornou-se o evento Semeador, que tem hoje a 11ª edição e promessa de casa lotada, como em todos os outros anos.
Continua depois da publicidade
Desde 2004, pelo menos 800 são-bentenses dirigem-se à Sociedade Desportiva Bandeirantes, no Centro, para ouvir o que os artistas locais têm a dizer. Alguns levam obras autorais, enquanto outros oferecem música e poesia tão ecléticos que podem unir no palco famosos como Jota Quest e Carlos Gardel; o sesquicentenário poeta Catulo da Paixão Cearense e a atual Mila Ramos. Antes de cada apresentação, há uma pequena explicação sobre a obra e o artista escolhidos, de forma a diminuir as distâncias entre o público e a arte.
– É feito de uma forma leve, para localizar o público sobre a idade e a nacionalidade do artista. Tivemos essa ideia bem clara no início, de que deveria existir esta explicação – avalia Donald.
Quando começou, não era intenção de seus criadores que o evento se tornasse um festival anual, mas a continuidade foi inevitável depois do sucesso da primeira edição.
Continua depois da publicidade
– Virou uma referência. Hoje, você fala sobre o Semeador e todo mundo na cidade sabe do que se trata. Além disso, os artistas mantêm a frequência e garantem a qualidade do show, que sempre foi nossa maior preocupação – afirma Donald.
Neste ano, cerca de 30 artistas se apresentarão no Semeador. Todos eles, sejam profissionais ou amadores, participam sem cobrar nenhum cachê, já que trata-se de um evento solidário, que todos os anos escolhe uma instituição local para ajudar – mais de R$ 50 mil foram distribuídos na última década. Em 2014, a escolhida é a Associação de Portadores de Parkinson.
AGENDE-SE
O QUÊ: 11º Semeador Solidário.
QUANDO: quarta, 7 de maio, às 20 horas.
ONDE: Sociedade Desportiva Bandeirantes, na Rua Alfredo Klimmek, 168, Centro.
QUANTO: R$ 15, com pontos de vendas na Banca Gibi (rua Jorge Lacerda, 178), na Sorveteria Mr. Du (Shopping Zipperer) e com promotores do evento, além da bilheteria da Sociedade Bandeirantes, na hora do evento.
Continua depois da publicidade