Dos 594 deputados e senadores em exercício no Congresso Nacional, pelo menos 190 (32%) já foram condenados na Justiça e/ou nos Tribunais de Contas, segundo levantamento realizado pela Transparência Brasil.
Continua depois da publicidade
Na bancada catarinense, sete dos 16 deputados federais (44%) e dois dos três senadores (67%) integram a lista com algum tipo de condenção. A situação de cada parlamentar, o andamento dos processos e os recursos e defesas das ações podem ser acompanhados no site Excelências.
O levantamento foi feito com base em informações dos sites de tribunais de contas, tribunais de Justiça estaduais, Justiça Federal e tribunais superiores.
As ocorrências se encaixam em quatro grandes áreas: irregularidades em contas e processos administrativos no âmbito dos tribunais de contas (como fraude em licitações), citações da Justiça Eleitoral (como contas de campanhas rejeitadas), condenações na Justiça referentes a trabalhos com bem público no exercício de funções públicas e outros crimes (homicídio culposo, trabalho degradante, etc.)
Continua depois da publicidade