Desde o dia 1º de maio, todas as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) estão sendo emitidas com um novo dispositivo de segurança: o QR Code, um código bidimensional que pode ser escaneado pela maioria dos celulares com câmera fotográfica. Em SC, 29.442 CNHs já foram emitidas com a tecnologia, informa o Detran-SC.

Continua depois da publicidade

O departamento estadual garante que não haverá mudança no valor cobrado pela emissão do documento. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o dispositivo pode evitar fraudes e falsificações do documento, uma vez que os dados criptografados contidos no QR Code serão verificados, inclusive com foto, e validados por meio de um aplicativo móvel integrado ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

A tecnologia permite que todo cidadão possa verificar a validade do documento, inclusive estabelecimentos comerciais.

— Casos de clonagem da CNH, alteração de dados em carteiras furtadas ou perdidas e acréscimo irregular de categorias serão amenizados com essa nova tecnologia, evitando prejuízos para a população — garantiu o ministro Bruno Araújo, durante o lançamento.

Conforme o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a tecnologia criptografa as informações dos motoristas enviadas pelos órgãos de trânsito e gera um QR Code — o que é disponibilizado para ser impresso na carteira de habilitação.

Continua depois da publicidade

Em breve, os agentes de fiscalização também poderão checar informações do veículo e as infrações de trânsito cometidas pelo motorista.

O velho modelo, sem código de barras bidimensional e dados criptografados, será substituído gradualmente, à medida que os motoristas forem renovando suas habilitações, que têm validade de cinco anos. A nova carteira não exige a substituição das CNHs cujo prazo de validade não tenha expirado.

O aplicativo gratuito responsável por realizar a leitura do código é o Lince, já disponível para sistemas Android e iOS.