Mais de 25 mil candidatos começaram na tarde deste sábado (7) as provas do Vestibular Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Ao todo, 23 municípios do Estado — além de três cidades no Rio Grande do Sul e duas do Paraná — sediam o processo seletivo para ingresso nas duas federais no sábado, domingo e segunda-feira (7, 8 e 9). Os vestibulandos disputam 5.174 vagas em 145 cursos — 100 na UFSC e 45 na UFFS.
Continua depois da publicidade
As provas têm início às 14h, com prazo máximo para entrega às 18h. Os candidatos podem optar em sair a partir das 16h30min. No sábado, as provas englobam primeira língua, segunda língua, matemática e biologia. No domingo, é dia de mostrar conhecimentos ciências humanas e sociais, física e química. Redação e quatro questões discursivas fecham o vestibular na segunda-feira.
Arthur Samuel de Castro tem 19 anos e é de Sorocaba/SP. Ele vai prestar vestibular para engenharia aeroespacial.
— Eu escolhi Florianópolis porque acho que é um lugar muito legal de se viver. Eu estava fazendo o curso de engenharia de controle e automação, mas não me identificava muito, então resolvi mudar.

Edilaine Coral de Lopes, 44 anos, vai prestar vestibular para medicina. Ela é formada em contabilidade, mas há seis anos começou a estudar para entrar na área da saúde.
Continua depois da publicidade
— Eu já estava cursando medicina, mas em uma faculdade de Jaraguá do Sul. Eu tenho um filho de 9 anos e tinha que deixar ele com a avó para ir estudar. Quando o Pedro nasceu tive que trancar. Vai facilitar muito se eu passar aqui.

Nem só de correria e nervosismo vive o campus nas horas que antecedem o vestibular. Victor e os amigos promovem uma ação chamada Verbo Hope, que tem o objetivo de dar mais confiança e tranquilizar os candidatos que vão prestar a prova. Eles participam de um movimento chamado All For One.
— A ideia é dar um auxílio pras pessoas que vêm prestar o vestibular. Muitas vezes os candidatos estão nervosos, precisam de orientação e a gente ajuda nisso.


Medicina é o curso mais disputado na UFSC e na UFFS. Na UFSC, são 83,63 candidatos por vaga. Já na UFFS a Medicina em Chapecó (RS) tem 74,46 interessados por cadeira. O vestibular irá preencher 70% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFSC e 30% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFFS para o ano letivo de 2020.
Continua depois da publicidade