Fama de perigosa a Serra Dona Francisca já tem de sobra. A SC-301 foi cenário de 232 acidentes somente no trecho de cerca de 45 quilômetros entre o acesso à BR-101 e o posto da Polícia Rodoviária Estadual, entre Joinville e Campo Alegre, nos meses de janeiro a novembro de 2012. O número de mortes chegou a 11.

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GALERIA: veja como está a situação da SC-301 na Serra Dona Francisca

A sinalização, que ganhou reforço no ano passado para minimizar os acidentes, acabou ficando escondida pela vegetação e hoje pouco ajuda os motoristas que passam pela sequência de curvas fechadas. Além disso, as placas estão cobertas por limo e as valas cheias de folhas secas e terra.

Situação mais crítica se concentra dos kms 90 ao 93, próximos ao mirante turístico da serra, onde ocorreram 43 acidentes e uma morte entre os últimos meses de janeiro e novembro. No km 91, um carro com quatro turistas argentinos despencou de uma ribanceira na segunda-feira passada.

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Foi lá também que, em dezembro, um caminhão ficou sem freio e tombou. No mês anterior, uma carreta chegou a explodir após sair da pista e despencar na ribanceira.

O comandante da Polícia Rodoviária no trecho, João Filhakoski, diz que a sinalização não tem relação direta com os últimos acidentes, mas alerta para os riscos.

– A sinalização escondida deixa uma imagem ruim da rodovia e passa uma sensação de insegurança -, afirma.

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Segundo Filhakoski, o Deinfra já foi informado sobre a necessidade de roçadas.

O comandante também aponta que a colocação de guard rails nos trechos mais perigosos não bastam para impedir tragédias.

– O problema, muitas vezes, é que os motoristas descem em alta velocidade, não conseguem segurar. Em algumas áreas, os guard rails foram instalados mas acabavam sendo arrancados por veículos pesados -, avisa.

Sugestão repassada pela Polícia Rodoviária Estadual é a instalação de uma lombada eletrônica em algum ponto no alto da serra, antes das curvas na descida. A medida chegou a ser estudada, mas ainda não saiu do papel.

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Caixa de brita semelhante à da descida da BR-376 – para a contenção de caminhões desgovernados – é praticamente descartada por causa do aspecto geográfico da serra.

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