Há um ano, a aposentada Iracema Patrício de Araújo, 77 anos, descobriu a fórmula para viver mais e melhor: praticar atividade física. Ela revelou que se sente mais disposta e alegre desde que começou a participar das aulas de ginástica para melhor idade da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) em 2013.

Continua depois da publicidade

No Dia do Desafio, o entusiasmo dela, nesta quarta-feira, não foi diferente. Iracema acordou cedo para participar da programação do evento na praça Nereu Ramos, no Centro.

-Hoje eu não conseguiria mais viver sem fazer exercício. Eu não falto nenhuma aula de ginástica, pois lá eu também fiz amigos-, explica.

Assim como dona Iracema, outros 222 mil joinvilenses deixaram a preguiça de lado e aceitaram o desafio de fazer pelo menos quinze minutos de alongamento para ajudar o munícipio a vencer a tradicional competição feita na data.

A cidade cubana de Holguín, que tem 350 mil habitantes, é a adversária. Joinville bateu a meta de 220 mil pessoas se exercitando, mas o resultado do desafio é revelado no início de junho. No entanto, o prêmio é imediato. Ganha quem decidir incluir a atividade física na rotina.

Continua depois da publicidade

-A gente percebe que as pessoas estão mudando a rotina em prol da saúde desde que Joinville começou a participar do Dia do Desafio. Hoje, há muitos grupos de corrida, por exemplo-, comenta a coordenadora do departamento de recreação e lazer da Felej, Janaina Luiza da Conceição, ao ressaltar que fazer atividade física melhora a autoestima e previne doenças.

Durante o Dia do Desafio, não faltaram oportunidades para a população mexer o corpo na cidade. Além do aulão de ginástica, foram realizadas diversas atividades na praça Nereu Ramos até as 13 horas . As crianças puderam se divertir na cama elástica e os jovens, adultos e idosos participaram de demonstrações de karat ê , taekwondo e dança.

Ao meio-dia, teve o Flash Mob no restaurante do Sesc e, no período da tarde, o estacionamento do Centrevento s Cau Hansen foi palco de uma série de atividades. Os shopping, instituições públicas e priva da s e as escolas também também participaram.

Inscrições abertas para ginástica da melhor idade

A fórmula para viver mais e melhor da dona Iracema, 77 anos, pode ser adotada por todas as pessoas com mais de 50 anos. Ainda há vagas para participar da aula de ginástica da melhor idade realizada na Arena Joinville pela Felej. Há grupos segundas e quartas-feiras e terças e quintas. Atualmente, cerca de 120 idosos participam dos grupos de ginástica.

Continua depois da publicidade

O quê: aula de ginástica

Onde: Arena Joinville

Quando: Segunda e quarta: 9h às 10h

Terça e quinta: 9h às 10h e das 10h às 11h.

Inscrições: gratuitas e devem se feitas na sede da Felej, na Arena Joinville.