A Receita Federal informou que até às 7h desta segunda-feira (6) já foram entregues 21.427.567 Declarações do Imposto de Renda 2024 em todo o Brasil. Em Santa Catarina, 1.093.192 foram enviadas, o que corresponde a 50,57% do número esperado, que é de 2.157.111 no Estado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Em todo o país são esperadas, aproximadamente, 43 milhões de declarações até o final do prazo, em 31 de maio. Será cobrado multa de quem estiver obrigado a entregar a declaração e não a fizer até o fim do prazo. O valor é de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo é de R$ 165,74.

A Receita também alerta para os prazos. Se a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) de 2024 resultar em imposto a pagar, a Receita Federal sugere que a pessoa opte pelo débito automático para o pagamento. Você pode escolher pagar o valor total de uma vez (quota única) ou dividir o valor em várias parcelas (quotas). A primeira parcela ou a parcela única vencerá no dia 31 de maio.

No entanto, para poder optar pelo débito automático para a primeira parcela ou parcela única, você deve enviar a DIRPF 2024 até sexta-feira, 10 de maio. Se você enviar a declaração após essa data, ainda poderá optar pelo débito automático, mas isso só será aplicado a partir da segunda parcela.

Continua depois da publicidade

É importante garantir que na data de vencimento de cada quota existam recursos disponíveis na conta.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Imposto de Renda 2024: Receita projeta receber mais de 2 milhões de declarações em SC

Lula aprova reajuste na tabela do Imposto de Renda

Imposto de Renda: entenda novas regras na declaração de 2024