Em Balneário Camboriú, uma limpeza feita em três locais próximos a costões recolheu 223,45 quilos de lixo. Entre o material encontrado estavam pneus, bitucas de cigarro, plástico e isopor, de acordo com a prefeitura. A intenção é que a ação seja feita outras vezes, segundo informações do g1 SC.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na limpeza mais recente, 131,5 quilos de lixo – maior parte dos resíduos encontrados – estava submersa no canto Norte da Praia Central, no costão adjacente ao trapiche da Praia de Laranjeiras e no canto Norte da Praia do Estaleirinho.
Sacolas plásticas, isopor e bitucas de cigarro foram os resíduos mais encontrados no canto Norte da Praia Central. Na região do trapiche da Praia de Laranjeiras, foram localizados materiais de pesca, bem como estruturas de concreto e pneus para atracação de embarcações.
Já na Praia do Estaleirinho, o grupo responsável pela limpeza encontrou menos lixo do que nos outros dois locais, sendo a maioria sacolas plásticas e garrafas PET.
Continua depois da publicidade

Uma equipe do Laboratório de Mergulho Científico da Escola do Mar, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é quem faz a limpeza e identifica em quais locais há mais lixo acumulado próximos aos costões. Eles foram contratados por um chamamento público da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Desde agosto de 2011 quando o trabalho de limpeza foi iniciado nos costões entre o Rio Camboriú e a Praia de Laranjeiras, 742,75 quilos de lixo já foram recolhidos em seis locais onde houve as ações.
Segundo a prefeitura, a limpeza será feita em 13 pontos e o resultado desse trabalho vai integrar uma pesquisa para embasar ações de educação ambiental.
Limpeza após o réveillon
Após a festa de réveillon na cidade, 700 funcionários da empresa de limpeza urbana foram escalados para recolher o lixo deixado pela população na areia da praia.
Continua depois da publicidade

As equipes de limpeza trabalharam durante a madrugada no dia 1 de janeiro para deixar a Praia Central em condições de uso para os banhistas, mas as ações se estenderam durante o dia. Centenas de garrafas e latas de bebidas, além de sacolas plásticas, foram recolhidas.
Leia também
Um a cada quatro adultos tomou a dose de reforço contra a Covid-19 em SC
Mulher é encontrada morta ao lado de bíblia e santinho em Araranguá; marido foi preso
Neonazista condenado na Alemanha publica vídeos sobre cidades de Santa Catarina