A Tupy, maior fundição de ferro da América Latina e líder nacional em conexões de ferro maleável, levou mais de 20 mil pessoas para visitar seu parque fabril em Joinville neste domingo (5). O “Dia da Família Tupy” – uma das atividades alusivas aos 80 anos da companhia – foi o primeiro realizado pela empresa depois de doze anos e teve como objetivo aproximar as famílias e valorizar os 8,5 mil funcionários que mantém na cidade.

Continua depois da publicidade

A ação exclusiva para a planta de Joinville contou com um roteiro de aproximadamente 45 minutos em seis horários diferentes para visitação, das 9 horas às 15 horas, e possibilitou que os próprios colaboradores apresentassem seus locais de trabalho para os familiares. Os visitantes puderam ver uma exposição de peças fabricadas na fundição, além de conhecer a estrutura das operações de fundição e usinagem, área de restaurante e lazer.

A programação contou ainda com distribuição de pipoca e picolés e ações de entretenimento como a interação de um robô de mais de dois metros de altura, cabines para fotos e gincana sobre os benefícios fornecidos pela empresa. Áreas estratégicas como as de gestão ambiental, serviços médicos e de segurança também foram destacadas.

— Nosso objetivo com essa atividade foi trazer e reforçar o orgulho dos empregados. Nós temos uma turma que está com a gente para o que der e vier e valorizar isso é o nosso grande objetivo. Então fizemos questão de receber a família de cada um e pensamos em cada detalhe para que eles se sentissem de fato acolhidos e que, com isso, essas famílias se aproximem mais da empresa — destacou o organizador do evento e gerente de RH, Cristian Fernandes.

Dia diferente para as famílias

Continua depois da publicidade

Para muitas das famílias que visitaram a empresa, no bairro Boa Vista, essa foi a primeira vez que se aproximaram do local que leva o sustento para dentro de casa. Esse é o exemplo dos pequenos Henrique, de 12 anos, e Olivia, de 6, que pela primeira vez estiveram na fábrica onde os pais Elizandro Gonçalves Silva (21 anos de Tupy) e Elisandra Bastos (trabalhou seis anos), se conheceram.

— Nós dois nos conhecemos aqui e dentro e somos casados há 14 anos, mas para nossos filhos estar aqui é uma novidade, eles nunca vieram. Esse dia é importante para nós para que as crianças possam ver aonde os pais trabalham, para poder valorizar e saber quanto esforço os pais fazem quando saem e quando voltam para levar sustento para casa. Como eu também já trabalhei aqui tenho esse sentimento de vir, de ver e saber o que está acontecendo agora e quantas mudanças já tiveram — relatou Elisandra no passeio.

O mesmo sentimento fez diferença no domingo da família de Josiane Lottici e Wellington da Silva, casados e também funcionários da unidade, que levaram os filhos Maria Eduarda, 7, e Danilo, 3, para a fábrica.

— Para a gente é bem importante que nossos filhos conheçam o nosso ambiente de trabalho, porque a gente comenta e fala como é, mas eles não tinham ideia da grandeza de como é aqui dentro. Essa é a primeira vez que eles vêm e estão impressionados, até para nós quando entramos aqui pela primeira vez impressiona, porque por mais que fale como é, estar aqui observando como funciona é totalmente diferente — revelou Wellington, funcionário da casa há dois anos e meio.

Continua depois da publicidade