Casos confirmados de coronavírus ou suspeitas da doença já afastaram do trabalho quase 60% do efetivo de policiais civis de Santa Catarina desde o início da pandemia. Conforme dados divulgados pela assessoria da Polícia Civil nesta terça-feira (29), 2.025 agentes já precisaram ser afastados, dentro de um quadro total de 3.456 agentes, o que corresponde a 58,5% do efetivo.
Continua depois da publicidade
> Governo de SC amplia restrições para hotéis, casas noturnas e eventos após determinação da Justiça
Do total de policiais afastados, 1.453 foram por suspeita de terem contraído a Covid-19. Outros 572, após confirmação da doença. No momento, há 35 agentes fora de atividade – 15 já tiveram o diagnóstico positivo para coronavírus e 20 são casos suspeitos, números já incluídos na conta total de afastamentos. As regiões de trabalho dos agentes não foram especificadas.
A Polícia Civil considera que o índice de contaminação é baixo e afirma que “as atividades policiais no Estado praticamente não foram afetadas”.
“Foi ampliada a Delegacia Virtual e com isso aumentaram as possibilidades de registros de BOs (boletins de ocorrência) por meio da internet”, destaca a assessoria da Polícia Civil.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com a assessoria, a corporação adotou protocolo baseado nas normativas do Comitê de Combate ao Coronavírus da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que estabeleceu o monitoramento de casos suspeitos e a testagem, de forma descentralizada.
O protocolo adotado prevê que o policial que apresentar sintomas gripais ou tiver contato com caso confirmado de Covid-19 seja considerado caso suspeito. Nessa situação, ele é afastado do trabalho presencial quando necessário, e monitorado por psicólogo da Coordenadoria de Saúde Ocupacional. A partir de então, receberá encaminhamento para avaliação por equipe de saúde municipal e testagem.
> “Somos legalistas”, diz associação de bares e restaurantes de SC sobre baladas
Desde o início da pandemia, 482.129 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus em Santa Catarina, e 5.082 morreram em decorrência da doença, segundo o último boletim da SES, divulgado nesta segunda. O Estado está em situação gravíssima para a contaminação da Covid, conforme o mapa de risco do governo atualizado na semana passada, com todas as 16 regiões em alerta máximo para a doença.
Leia também
Continua depois da publicidade
> Vacina da Covid-19 em SC: cidades menores dependem de plano nacional e veem dificuldades na compra