Cerca de 2,1 mil meteoros foram flagrados por câmeras de monitoramento de uma estação instalada em Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina. Pelo menos 20 deles explodiram ao entrar na atmosfera em 2021. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

As imagens são do astrônomo amador Jocimar Justino, membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). Ele reuniu os registros mais interessantes do ano até 15 de junho. Em entrevista ao portal G1, Jocimar explicar por que ocorre a explosão. 

– A questão de alguns explodirem e outros não está ligada à composição dos meteoroides, das rochas espaciais. Algumas rochas são mais frágeis que outras. A tendência é que as mais frágeis explodam ao entrar na atmosfera. A velocidade e o ângulo que essa rocha entra na atmosfera também interferem neste resultado – detalha. 

Meteoro com brilho de longa duração é visto em SC; assista ao vídeo

Continua depois da publicidade

Dentre os registros mais recentes de meteoro explosivo, ele destaca o ocorrido na última quarta-feira, dia 14 de julho, por volta das 23h. 

O horário dos registros segue o padrão do Tempo Universal Coordenado (UTC), por se tratar de um fuso-horário zero. Segundo Jocimar, o fenômeno teve velocidade, horário de queda e localização próximos de outro feito no dia anterior. 

* Com informações do portal G1

Queda de meteoro no céu de SC é flagrada em vídeo; assista

Confira as imagens:

Leia também:

Prefeito de Joinville cita “visão otimista” sobre governo federal; e opina sobre voto impresso

Dizendo-se ameaçado, deputado de SC mostra revólver em entrevista e anda armado até na Alesc

Apartamento de onde modelo caiu no Chile passou por limpeza após morte