Os temporais que atingiram o Oeste de Santa Catarina entre sábado (20) e domingo (21) provocaram estragos em pelo menos sete municípios da região de Xanxerê. Segundo a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, mais de 1,8 mil pessoas foram impactadas de forma direta ou indireta.

Continua depois da publicidade

O coordenador regional de Defesa Civil, Luciano Peri, informou que os ventos fortes e a chuva intensa resultaram em destelhamentos, quedas de árvores, interrupções de energia e danos em prédios públicos.

Em Entre Rios, 41 residências foram atingidas diretamente. No município de Ipuaçu, cerca de 10 casas ficaram destelhadas. Em Bom Jesus, além de 11 residências danificadas, uma estrutura pública também sofreu danos. Já em São Lourenço do Oeste foram contabilizadas sete casas e uma unidade pública atingidas, além da queda de um outdoor.

Dono de empresa de turismo é flagrado com vinhos e eletrônicos contrabandeados na SC-155

Passos Maia registrou duas residências afetadas e a interrupção no fornecimento de energia para mais de 729 unidades consumidoras. Em Xanxerê, a Defesa Civil confirmou seis casas danificadas e a queda de árvores em três pontos de rodovias importantes da região: a SC-480, a SC-155 e a BR-282, onde o Corpo de Bombeiros precisou atuar para desobstruir a pista.

Continua depois da publicidade

Outros municípios, como Marema, Lajeado Grande e São Bernardino, também tiveram registros de falta de energia provocada pela queda de árvores e fios. Não há desabrigados nos municípios afetados.

Veja imagens dos municípios atingidos

Na região de Chapecó, de acordo com Walter Parizotto, Diretor de Proteção e Defesa Civil, houve apenas o registro de quatro chamados, sendo duas quedas de árvores e duas de projeção de materiais, de prédios em construção.

Segundo a Defesa Civil do Estado, ocorrências como estas no Oeste são resultado de um fenômeno chamado de tempestade severa. Esse tipo de tempestade normalmente é acompanhada por intensas rajadas de vento, de mais de 80 km/h, e granizo de tamanho significativo ou que geram acumulação.

Imagens mostram danos após temporal em cidades do Oeste de SC

As equipes municipais e regionais da Defesa Civil seguem mobilizadas. De acordo com Peri, está em avaliação a necessidade de decretar situação de emergência em algumas cidades. A orientação é que, em qualquer situação de risco, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Ladrão tem perna e órgão genital amputados após acidente em Xanxerê

Dono de empresa de turismo é flagrado com vinhos e eletrônicos contrabandeados na SC-155