Em um mês, 1.761 pessoas foram salvas por afogamentos em Santa Catarina pelo Corpo de Bombeiros Militar. O número, que leva em consideração o período entre 16 de dezembro de 2024 até o dia 13 de janeiro de 2025, representa um aumento de 27,2% em relação à temporada de 2023/2024, quando houve 1.384 salvamentos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Somente nos últimos sete dias, foram realizados 322 resgastes, 18% do total de salvamentos já feitos durante a temporada de verão 2024/2025. Houve registro de uma morte, sendo de um homem de 34 anos que não resistiu após se afogar na praia do Campeche, em Florianópolis, em local de bandeira vermelha, que indica correntes de retorno.
Mais crianças perdidas nas praias
Neste primeiro mês de temporada, 2012 crianças que estavam perdidas nas praias catarinenses foram encontradas pelos guarda-vidas e devolvidas aos responsáveis. São 36,6% a mais em relação ao último verão, quando 1.473 crianças foram encontradas.
Entre os dias 7 e 13 de janeiro, foram 347 crianças achadas. O Corpo de Bombeiros atribui o alto número ao maior fluxo de turistas nas praias de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A corporação ressalta que as pessoas que frequentam esses destinos podem procurar os postos guarda-vidas para buscarem pulseiras de identificação para as crianças. Basta pedir a pulseira e preencher com o nome da criança e o telefone de um responsável.
Cuidados
Mais de dois mil guarda-vidas estão nas 156 praias de 33 municípios no litoral catarinense, com embarcações, quadriciclos, aviões, helicópteros, moto aquáticas e viaturas prontas para as situações de perigo.
Porém, o Corpo de Bombeiros alerta para a necessidade de os banhistas respeitarem a sinalização das bandeiras colocadas nas praias que indicam a situação do mar no momento.
- Bandeira verde: risco baixo, mar seguro para banho;
- Bandeira amarela: risco moderado;
- Bandeira vermelha: risco alto de afogamento.
Continua depois da publicidade
Como o mar e as correntes de retorno mudam a todo momento, o Corpo de Bombeiros atualiza em tempo real as bandeiras em cada praia pelo aplicativo CBMSC Cidadão.
Leia também
Praia que virou sensação em Santa Catarina está totalmente imprópria para banho
Praia badalada de Florianópolis está na lista de pontos impróprios para banho; confira