Os cerca de 8,7 milhões de candidatos aptos a encarar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) amanhã e domingo em todo o Brasil formam um público heterogêneo: são homens e mulheres das mais variadas faixas etárias, cores e regiões do país. A maioria é de jovens, mas cerca de 1,3 milhão de candidatos têm mais de 30 anos – e 15,5 mil são idosos.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, 164.185 prestarão as provas. O número de inscritos representa aumento de 28,42% em relação ao total do ano passado no Estado. A marca é superior à média nacional (21,58%) e o sétimo maior crescimento entre os Estados.
A partir das 13h de amanhã, eles estarão todos unidos em torno da mesma prova, mas por objetivos variados. Para muitos, essa será a porta de entrada para o ensino superior ou programas de bolsas e financiamento do governo federal, para outros, apenas uma maneira de conquistar o certificado de conclusão do Ensino Médio.
Continua depois da publicidade
Aulão do Enem reúne celebridades da internet em Florianópolis
COBERTURA
No site do Diário Catarinense e no Facebook do Vestibular DC você pode acompanhar a cobertura em tempo real do que rola no Enem sábado e domingo, serviço das condições do trânsito e do clima.
DICAS PARA OS DESESPERADOS
Antes da abertura dos portões, ao meio-dia, direto da UFSC, professores vão dar as últimas pistas de como se concentrar na prova de sábado pelo Facebook do Vestibular. No domingo, também antes da prova, os professores farão uma análise das questões aplicadas no primeiro dia.

Assista na íntegra ao Aulão DC Especial Enem: