A chuva que atinge toda Santa Catarina há quatro dias deixa uma comunidade de 17 famílias isoladas em Guaramirim, no Norte do Estado. Os moradores da localidade de João Batista não conseguem sair de casa desde o início das chuvas fortes, no domingo (27).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo o que conta uma das moradoras, Maria Ferreira Silvestre Pereira, a água do rio que passa pela comunidade subiu rapidamente durante a madrugada de domingo, e no início da manhã as famílias já estavam ilhadas. Nesta quarta-feira (30), a altura da água passava de 1 metro no local.
Como não é possível entrar e nem sair da comunidade, neste momento, os moradores compartilham os alimentos entre si.
— A água tá na altura do meu peito, isso que eu sou baixinha e tenho 1,67m. A gente tá ilhado e como somos aqui da roça, a gente come o que tem e nos ajudamos entre nós aqui — conta ela.
Continua depois da publicidade
Na segunda-feira (28), o Corpo de Bombeiros foi acionado para que duas pessoas e uma família saíssem da comunidade por conta de trabalho e escola. Ambos estão em casa de parentes ou conhecidos na cidade e não voltaram às suas casas desde então.
Chuva forte dificulta acesso às vítimas na tragédia da BR-376, diz bombeiros
Conforme o que contam os moradores que permanecem na comunidade, as chuvas fortes que atingem o Estado constantemente costumam interditar a saída deles do local por conta da cheia do rio. Desta vez, no entanto, a situação piorou de forma rápida.
— Quando a gente vê que vai encher, se prevenimos e levamos os carros para o outro lado. Mas dessa vez não deu tempo, encheu muito rápido e a gente fica isolado. Se precisarmos muito, passamos pela água mesmo, mas não tem como levar e nem trazer nada porque molha. A água tá alta — diz.
A comunidade João Batista fica localizada entre os municípios de Guaramirim e Joinville. O rio que passa pela comunidade é o Dona Cristina.
Continua depois da publicidade
O Coronel Rogério Vork, chefe da Defesa Civil de Guaramirim, informou que pessoas foram retiradas do local na terça-feira (29) após solicitação das mesmas. Segundo ele, o órgão está a postos para fazer a remoção de quem fizer o acionamento.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Internados na UTI assistem ao jogo do Brasil no Hospital Regional de Joinville