Com realização simultânea em 26 municípios catarinenses, a 6ª edição do Dia do Pedal reuniu nesta sexta-feira mais de 21 mil pessoas no Estado, sendo pelo menos 14 mil ciclistas, segundo a organização. O evento, que também contou com atividades culturais promovidas pelo Sesc, tem como intenção incentivar o uso das bicicletas e discutir formas mais saudáveis e sustentáveis de se locomover pela cidade.
Continua depois da publicidade
Levando o tema “Passeio sobre rodas”, os roteiros começaram às 8h e incluíram pontos históricos de cada cidade, promovendo também a defesa do patrimônio cultural de cada local.
As inscrições foram gratuitas e os participantes puderam contribuir com 1 kg de alimento não-perecível, auxiliando o projeto Mesa Brasil Sesc. Os primeiros inscritos receberam camisetas e pulseiras para participarem de um sorteio de brindes.
A novidade deste ano foi a instalação de paraciclos – estruturas para guardar e prender as bikes – em cada uma das cidades. O equipamento ocupa a vaga de um carro, mas tem espaço para 12 bicicletas, mostrando assim o impacto dos automóveis no espaço das ruas.
Continua depois da publicidade