A prova do Vestibular de Verão 2020 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) encerrou às 19h30 deste domingo (24). O gabarito preliminar será divulgado até as 21h. Dos 8 mil inscritos, mais de 1,3 concorrentes não realizaram o exame. O índice de abstenção de 16,58%. Os outros 6,7 participantes, disputam vaga nos 52 cursos de graduação gratuitos, oferecidos pela instituição de ensino. No total, são 1.425 vagas disponíveis.
Continua depois da publicidade
As provas foram aplicadas em nove cidades catarinenses: Florianópolis, Lages, Laguna, São Bento do Sul, Joinville, Chapecó, Ibirama, Balneário Camboriú e Balneário Barra do Sul. Os cursos mais procurados foram o de Fisioterapia, em Florianópolis, 32,2 candidatos por vaga, Medicina Veterinária, em Lages, com com 26,7 e Design Gráfico, em Florianópolis, com 26,6.
Resultado
O caderno da prova objetiva e o gabarito preliminar já foram divulgados. A lista dos aprovados de todos os cursos sairá até 10 de dezembro. Quem for convocado na primeira chamada deve fazer a matrícula nos dias 6 e 7 de fevereiro. As aulas começam a partir de 17 de fevereiro.
Confira o gabarito preliminar neste link.
Sistema de cotas
O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, exceto nos cursos de Música e Teatro.
Continua depois da publicidade
A Udesc manterá o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.
Enade
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou, neste mesmo domingo (24), as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O exame ocorreu em 1 mil municípios de todas as unidades da Federação.
A edição de 2019 teve 435 mil estudantes inscritos, com 90% de comparecimento. Em 2018, 84% dos inscritos fizeram as provas. Os participantes que não compareceram ao exame devem fazer a solicitação de dispensa da prova para o coordenador de curso de sua instituição, a partir de 2 de janeiro de 2020 até 5 de fevereiro.
Fazer a prova ou justificar a ausência é obrigatório para a regularidade junto ao Enade. O concluinte que ficar irregular não cola grau, de acordo com as regras do edital.
Continua depois da publicidade
Leia também
Confira os principais concursos com inscrições abertas em SC
Os cursos mais concorridos para os vestibulares da UFSC e UFFS de 2020