Depois de mais de dois anos de espera por uma cirurgia ginecológica, Elsira Ganzenmuller foi chamada para fazer a avaliação pré-operatória no Hospital Bethesda, em Pirabeiraba, nesta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
– Estou muito contente de dar encaminhamento para a minha cirurgia, pois eu tenho dor e isso atrapalha o meu dia a dia – contou a pensionista.
Assim como dona Elsira, cerca de cem mulheres realizaram consultas pré-operatórias para as cirurgias ginecológicas que serão iniciadas nas próximas semanas.
– A nossa intenção é zerar a fila para este tipo de procedimento até o final deste ano – ressaltou o secretário municipal da Saúde, Armando Dias Pereira.
A meta da secretaria é fazer, em média, cerca de 20 cirurgias todas as sextas-feiras e sábados. Atualmente, há 370 pacientes na fila de espera para cirurgias ginecológicas em Joinville.
Continua depois da publicidade
A cozinheira Maria da Glória Vertuoso também foi uma das mulheres contempladas nesta demanda de consultas. Ela precisa apenas aguardar o resultado dos exames de sangue e eletrocardiograma, que ainda serão feitos, para agendar a cirurgia.
– Antes, as pacientes que tinham um problema ginecológico e precisavam fazer um procedimento tinham que aguardar muito tempo. Agora, vamos agilizar com o mutirão -ressaltou Amando Dias Pereira.
As pacientes que estão na fila de espera são encaminhadas pelas unidades de saúde dos bairros. Na maioria dos casos, os exames laboratoriais são feitos no mesmo dia da consulta.