Joinville tem 115 pessoas em abrigos após as fortes chuvas atingirem a cidade nos últimos dias. Ao todo, são 108 na escola Dr. Ruben Roberto Schmidlin, no bairro Morro do Meio; e sete escola agrícola Carlos Heins Funke, em Pirabeiraba. Porém, de acordo com a prefeitura, cerca de 80 pessoas procuraram os locais após a divulgação de uma notícia falsa envolvendo o rompimento da barragem do bairro Jardim Paraíso. Elas devem voltar para casa já durante a manhã.

Continua depois da publicidade

Ainda não há abrigados na escola Prof. Avelino Marcante, localizada no Bom Retiro. 

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os números desta terça-feira (29) tiveram um aumento significativo se comparados com o de segunda, quando eram sete famílias e 24 pessoas no total. 

De acordo com a prefeitura, a decisão de manter o abrigo no Bom Retiro, mesmo sem pessoas ocupando o local, se dá pelo aumento no número de casos de alagamento na região do Jardim Paraíso e do Jardim Sofia.

Continua depois da publicidade

Na noite de segunda-feira, a prefeitura de Joinville decretou situação de emergência por conta das tempestades. Desde sábado (26), o município acumulou 340 milímetros de precipitação.

A decisão foi tomada pelo prefeito Adriano Silva (Novo) após um sobrevoo feito com suporte do helicóptero da Polícia Militar (PM). Com a visão aérea, foi possível verificar diversas áreas de alagamento em toda cidade.

— Além da região do Morro do Meio e do Vila Nova, onde já estávamos atuando, chamou muito nossa atenção as regiões de alagamento na Zona Rural, que já impedem a passagem de pessoas sobre pontes e galerias até suas casas — disse o prefeito.

Apesar dos riscos de deslizamento na cidade, a Defesa Civil afirmou, em live no Instagram, que não há risco de rompimento da barragem do bairro Jardim Paraíso. Mesmo com o alto nível, a água está passando por cima da barragem, como esperado.

Continua depois da publicidade

As famílias ilhadas e que precisam de ajuda para chegar aos abrigos estão sendo atendidas pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, do 62º Batalhão de Infantaria, do Clube do Jipeiro Joinville e do Grupo de Resgate em Montanha, que auxiliam a Defesa Civil. As equipes também estão orientando as famílias a não retornarem às residências em áreas de rio ou alagadas.

Leia também

Deslizamento atinge carros, mobiliza resgate e interdita BR-376 entre SC e o PR

Prefeito escapa de deslizamento na BR-376: “Estamos vivos por livramento de Deus”

“Não sei o que vou fazer”, desabafa moradora de SC que teve casa alagada devido à chuva