Mais de 100 crianças foram atendidas nos contêineres e tendas que começaram a funcionar na parte externa do Hospital Infantil Joana de Gusmão, no último sábado (16). As estruturas foram montadas para tentar agilizar o atendimento dos pacientes, devido à alta demanda registrada nas últimas semanas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no local são atendidos casos menos graves, com a classificação verde e azul. Neste domingo (17), entre todos os 137 atendimentos feitos na unidade, 65 ocorreram na parte externa. Já no sábado, 204 crianças foram atendidas no Hospital Infantil, sendo 62 nas tendas e contêineres.
Segundo a SES, neste fim semana foram feitos 341 atendimentos no Hospital Infantil Joana de Gusmão, número menor do que a demanda registrada nos dias 9 e 10 de julho, quando 425 crianças foram atendidas.
Na área externa, médicos e enfermeiros avaliam os casos mais leves e definem a classificação do paciente. Os quadros de média e alta complexidade continuam sendo assistidos no setor de emergência da unidade. Segundo o governo do Estado, as estruturas foram instaladas na área externa, pois o prédio do Hospital Infantil não suporta novas ampliações.
Continua depois da publicidade
De acordo com a SES, cerca de 50% dos pacientes que buscam atendimento no Hospital Infantil Joana de Gusmão apresentam casos de baixa complexidade que poderiam ser atendidos também na rede básica de saúde.
Leia também
Crise na saúde em SC: o que tem afastado pediatras de hospitais
MPSC vai apurar atendimento pediátrico em UPAs e postos de saúde de Florianópolis