O vento forte e a queda de granizo atingiram mais de 100 casas e a rede elétrica de São José nesta sexta-feira. Mais de 50 árvores foram arrancadas, quebradas ou caídas. O supermercado Fort Atacadista, em Barreiros, teve parte do estacionamento derrubada com uma forte rajada, mas não houve feridos. Algumas casas no bairro Bella Vista, na Avenida Brasil, foram destelhadas e estão sem luz. Houve ainda relatos de danos em outros estabelecimentos, como postos de combustíveis, igreja e residências. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionados para atender as ocorrências.
Continua depois da publicidade
Um outdoor de aproximadamente 30 metros caiu sobre uma casa, mas ninguém ficou ferido. Em uma autoelétrica, às margens da BR-101, o telhado virou e foi arremessado em direção a uma casa vizinha.


Já o balconista Felipe Machado, 24 anos, relatou que andava de carro quando começou o temporal de granizo.
– Eram pedras muito grandes, tive que parar o carro embaixo da estrutura de uma loja. O temporal de granizo foi forte por pelo menos 10 minutos – disse Machado.
Continua depois da publicidade
Morador do bairro Areias, Fernando Diel, 25 anos, viu de perto o mau tempo na cidade.
– O tempo fechou, começou a chover muitas pedras, deu um estouro e o pessoal começou a correr – explicou Diel, que recebeu relatos de danos por diversos pontos da cidade.
No Shopping Ideal, também nas margens da BR-101, o vento levantou a cobertura do estacionamento, que atingiu dois carros. Parte do local está sem luz.
– O problema não foi o granizo, foi o vento forte. Ele entrava por baixo e depois voltava a subir, o que estragou a nossa cobertura do estacionamento. Eu cheguei a ver um redemoinho. – disse o gerente comercial do shopping, Adriano Silva.
Continua depois da publicidade
A chuva de granizo ocorreu por volta das 14h e estava prevista devido ao tempo aquecido no local. De acordo com o metereologista da Epagri/Ciram, Clóvis Correa, o granizo é um fenômeno comum quando as nuvem carregadas assumem um formato mais vertical, principalmente com uma altura maior que 10 quilômetros.