Um canil clandestino com 113 cachorros machucados e em situação de maus-tratos foi encontrado nesta quarta-feira (9), em Palhoça, na Grande Florianópolis. Os animais estavam sob a responsabilidade de uma idosa de 67 anos, que foi encaminhada à delegacia, segundo a Polícia Civil. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A residência já havia sido vistoriada duas vezes pelo Dibea e, segundo a polícia, o órgão orientou a responsável para adequar o local aos animais, mas situação não foi normalizada. Mesmo assim, o número de cães cresceu. Pela última vez, 80 animais estavam na casa.
— Foram encontrados 113 cachorros em um cubículo, cheio de fezes dentro das comidas. Alguns machucados. Essa mulher comercializava esses animais sem qualquer autorização, sem qualquer licença para a prática desse comércio, de forma irregular, portanto — — disse a delegada responsável Débora Jardim.
Dibea adia ações de castração de animais em Florianópolis e gera reclamações; entenda
Continua depois da publicidade
A mulher não tinha antecedentes criminais e a prisão em flagrante ainda será definida pela Polícia Civil.
Parte dos animais foram enviados para um canil em Biguaçu e outros ficaram com uma cuidadora. Alguns ainda permaneceram na casa a cuidado de novos responsáveis, que devem cuidar dos cães até que haja uma decisão judicial sobre a situação.
— Vou pedir que seja feita doação — afirmou a delegada.
Leia também
Riscos climáticos expõem 40 milhões de crianças e adolescentes no Brasil, diz Unicef
Prédio sem garagem em Florianópolis é novidade no novo plano diretor