A menos de quatro dias do encerramento da campanha de vacinação contra a poliomielite em Joinville, mais de 10 mil crianças ainda não tomaram a gotinha que previne contra a doença na cidade. Crianças com um ano completo a quatro anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas para diminuir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. A campanha termina nesta sexta-feira, 13 de novembro, depois de ser prorrogada pela baixa procura.
Continua depois da publicidade
Ela é uma doença infecto-contagiosa viral aguda e apresenta três sorotipos (1, 2 e 3), que podem causar paralisia flácida (permanente ou transitória) ou morte. A transmissão é pelo poliovírus, que entra pela boca e é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. A concentração de muitas crianças, sem estarem vacinadas, em um mesmo local favorece a transmissão, além das condições da falta de higiene e saneamento.
Em Joinville, do dia 5 de outubro até as 8h30 desta segunda-feira, 9 de novembro, o desempenho da vacinação contra a Pólio estava em 63,73%, tendo sido vacinadas 18.085 crianças, da meta de 28.378. Portanto, ainda faltam ser vacinadas 10.293 crianças.
De volta ao status de risco grave, Joinville não prevê mais flexibilizações nesta semana
Continua depois da publicidade
Mesmo quem estiver com a carteirinha em dia deve ir à Unidade de Saúde, se ainda não foi, para diminuir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. No Brasil, não existem casos desde 1990, situação que se encontra ameaçada com a queda da cobertura vacinal em todo o País.
Em 2018, o Ministério da Saúde emitiu um alerta para a baixa vacinação: 312 cidades não vacinaram nem metade das crianças com menos de 1 ano de idade em 2017. Em 2019, cem municípios brasileiros apresentaram coberturas vacinais abaixo de 50%.
No Dia D, em 17 de outubro, mais de 50 mil foram vacinadas em SC
Multivacinação também está disponível
A multivacinação ocorre paralelamente e é destinada a atualizar o calendário vacinal, em crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). Não há uma meta definida.
— Mas temos muitas vacinas em atraso. Pedimos aos pais e responsáveis que acompanhem seus filhos até uma unidade de saúde, com a carteirinha, para verificar se o esquema vacinal da criança ou do adolescente está completo — reforça a enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Sandrine Teuber.
Continua depois da publicidade
Desde o início da campanha, até agora, foram vacinados 31.236 bebês, crianças e adolescentes na multivacinação. Estão sendo oferecidas as vacinas: BCG, Febre Amarela, Meningocócica ACWY, Poliomielite, Varicela, DTP, Hepatite A, Meningocócica C, Rotavírus, dTpa, Hepatite B, Pentavalente, Tetra Viral, dT, HPV Quadrivalente, Pneumocócica 10, Tríplice Viral.