Estudantes da EEB Apolônio Ireno Cardoso, escola da rede de ensino estadual, em Balneário Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina, estão sem aula. Isso porque mais de 30% dos alunos não conseguem chegar à unidade devido a falta de transporte escolar. Prefeitura e governo do Estado negociam possíveis investimentos para novos ônibus.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A unidade escolar é a única que oferece ensino médio no município, dessa forma, atende jovens de todos os locais de Arroio do Silva. A princípio, as aulas estão suspensas até quarta-feira (26). A escola atende mais de 1000 estudantes, e aproximadamente 370 deles seguem sem transporte.
Na tarde desta segunda-feira (24), foi realizada uma reunião na Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis. Em nota, a prefeitura informou que irá ajudar cedendo três ônibus para o transporte dos estudantes até que a situação seja resolvida pelo governo.
— Agora vamos preparar dois ônibus, depois o terceiro. Isso enquanto o Estado faz a licitação do transporte. Então nos próximos 45 ou até 60 dias, o governo terá o transporte licitado — explica o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini.
Continua depois da publicidade
Fim de parceria entre governo e prefeitura
Inicialmente, a obrigação de ceder a locomoção para a rede estadual de ensino é do Estado, porém, segundo o município, a administração e o governo de Santa Catarina possuíam uma parceria. Esse acordo, no qual a prefeitura oferecia os ônibus, se estendeu até setembro de 2024.
O município encerrou a parceria no ano passado e solicitou que o Estado se responsabilizasse pela oferta do serviço. Após negociações, Arroio do Silva ofereceu 90 vagas em ônibus municipais, porém os pais e os representantes da escola entenderam que não seria o suficiente, assim, suspendendo as aulas momentaneamente.
— Sem ônibus, nós não vamos ter condições de ter aula. Nós queremos aulas para todos os nossos alunos, da Lagoinha à Meta. Nosso município possui uma extensão territorial muito grande, e precisamos de dignidade para que o aluno consiga estar na sala de aula — diz Francesca Mastrascusa, mãe de um estudante.
Conforme informações do IBGE, Arroio do Silva possui uma área territorial de pouco mais de 94 mil metros quadrados. A EEB Apolônio Ireno Cardoso fica localizada no centro da cidade, e isso dificulta a locomoção de jovens que moram principalmente no norte ou sul do município.
Continua depois da publicidade
Leia também
Contador de Araranguá é o novo presidente da Federação dos Contabilistas de SC
Entenda como vai funcionar e como fazer o PIX por aproximação
BR-101 em SC tem oito trechos críticos com chances de acidentes graves no Carnaval
