O governo de Santa Catarina informou que mais da metade dos municípios do Estado está há cerca de 30 dias sem registrar mortes por covid-19. Os dados, levantados pela Secretaria de Estado da Saúde e divulgados nesta terça-feira (8), indicam que, dos 295 municípios, 166, ou seja, 56,3%, não registraram mortes no período.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ainda segundo o governo, ao todo já foram aplicadas em Santa Catarina cerca de 13,3 milhões de doses da vacina desde janeiro de 2021, quando a imunização começou no Estado. Dados do Vacinômetro de Santa Catarina e do Ministério da Saúde apontam ainda que cerca de 90% da população está vacinada com a primeira dose do imunizante.
Segundo o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, a diminuição no número de óbitos ocorre por causa da vacinação. Conforme o percentual de pessoas vacinadas cresce, os órgãos competentes percebem queda no número de internações e ocupações graves nas UTIs de hospitais do Estado.
Ribeiro destacou ainda que Santa Catarina está tomando decisões olhando pelo lado científico e buscando seguir a cobertura vacinal.
Continua depois da publicidade
– O cidadão tem que ter a certeza que é pela vacina que em breve o cenário de calamidade pública deverá ser extinto pelos governos federais, pela OMS e por Santa Catarina. É a vacina que é nossa porta de saída da pandemia – diz Ribeiro.
Desde o início da pandemia, SC registrou 21.486 óbitos pelo coronavírus.
Leia mais
SC teve maior número de mortes dos últimos sete anos em 2021
Estado já tem data para decreto que desobriga uso de máscaras em SC
Defesa Civil alerta para risco de temporais hoje em parte de SC