Dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 5,7 milhões de pessoas moram em uma faixa de até 150 quilômetros de distância do litoral de Santa Catarina. Isso equivale a 75,4% da população total do Estado, ou três em cada quatro habitantes.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
No Brasil, são 111,28 milhões de pessoas, ou seja, 54,8% do total da população brasileira em 2022, morando na faixa litorânea.
São quase 5 milhões a mais de pessoas vivendo no litoral brasileiro em comparação com o censo de 2010. Naquela época, eram 106,37 milhões morando nesta região. No entanto, a parcela da população vivendo no litoral em relação ao total da população recuou, já que eram 55,8% na ocasião.
Por outro lado, 9,42 milhões de pessoas moram na faixa de fronteira, ou seja, a uma distância máxima de 150 quilômetros dos limites do território brasileiro. Isso equivale a 4,6% da população brasileira. Em termos absolutos, houve aumento de 603 mil pessoas vivendo na faixa de fronteira. Em termos relativos, no entanto, a proporção em relação à população total se manteve em 4,6%.
Continua depois da publicidade
Os dados são do IBGE e foram obtidos analisando números de população e domicílios de todos os 452.388 setores do Censo 2022. São informações sobre totais da população e domicílios, além do tipo de domicílio (se é particular, coletivo, permanente, improvisado, ocupado ou vago).
Setores censitários em SC
Os setores censitários são territórios delimitados pelo IBGE que podem ser pequenas áreas de um bairro ou grandes áreas rurais. É a menor divisão geográfica do Censo 2022, que é importante não apenas para o planejamento do próprio instituto mas também para pesquisadores e gestores públicos.
Em Santa Catarina, são 15.393 setores censitários no Censo Demográfico 2022, distribuídos no território dos 295 municípios. É o nono estado com mais setores do Brasil.
Itajaí tem cinco dos dez setores censitários mais populosos de Santa Catarina. A cidade tem os dois setores censitários mais populosos do Estado. O mais populoso também é o com mais domicílios: são 4.591 pessoas em um total de 1.801 domicílios (1.674 deles ocupados), em uma área de 1,45 quilômetro quadrado.
Continua depois da publicidade
*Com informações da Agência Brasil.
Leia também
Quais as cidades com os setores mais populosos de Santa Catarina
SC é o 2º estado onde a população mais cresceu em 12 anos, aponta IBGE