A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) de Santa Catarina finalizou, na última terça-feira (24), mais uma transferência de presos para outro Estado. Desta vez foram recambiados 18 internos oriundos do Mato Grosso do Sul.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A operação teve início na segunda-feira (23), quando o comboio saiu da Penitenciária de Florianópolis. Foi realizada uma parada para pernoite em Chapecó, e na terça-feira pela manhã os policiais seguiram com os detentos para o outro Estado.

Foragido da penitenciária de Chapecó é recapturado no Oeste de SC

A operação foi organizada pelo Departamento de Polícia Penal da SAP. Os presos não têm processo em Santa Catarina e apenas foram presos aqui por terem mandados de prisão em aberto, por isso retornam para o estado de origem dos processos.

Continua depois da publicidade

O grupo enviado nesta semana estava espalhado por unidades prisionais de Santa Catarina, foram reunidos na Capital e depois transferidos em dois dias, por trechos diferentes, por questão de segurança.

No dia 5 e no dia 19 de setembro, já haviam sido realizadas transferências de presos de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul, somando cerca de 80 presos recambiados para o estado gaúcho. Segundo a SAP, essas ações ajudam a desafogar o sistema prisional catarinense e a gerar economia de dinheiro público, além de segurança.

Até a semana passada, mais de 700 detentos já haviam sido transferidos para os seus estados de origem, somente em 2024.

Leia mais

Policial militar leva facada na cabeça durante ocorrência no Oeste de SC

Homem morre em incêndio no interior de Chapecó