Treze pinguins da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foram soltos na manhã desta terça-feira (25) na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Depois de passar por tratamento veterinário após serem resgatados na costa de Santa Catarina, eles foram devolvidos à natureza com um chip de identificação.
Continua depois da publicidade
Florianópolis mantém proibição do transporte coletivo intermunicipal e interestadual
No início desse mês, o primeiro grupo de pinguins da temporada foi solto no mesmo local. Os pinguins encontrados nas praias brasileiras, em sua grande maioria, estão em seu primeiro ano de vida e não resistem a longa viagem de migração, segundo a veterinária da R3 Animal Cristiane Kolesnikovas.
Desde o início do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) em Santa Catarina, foram mais de 11 mil animais resgatados, sendo que 2,7 mil foram atendidos, reabilitados e devolvidos à natureza segundo dados do programa. O PMP da Bacia do Santos abrange também o litoral do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Veja as vagas de emprego do Sine em Florianópolis e região em agosto
Continua depois da publicidade
– Em agosto de 2015 começamos a ter uma ideia da realidade da mortalidade e dos encalhes de animais marinhos na costa litorânea que abrange o projeto. Os dados coletados servirão como uma linha de base para apontarmos possíveis mudanças nos padrões de encalhes e o que realmente faz parte da normalidade do ambiente marinho – explica o coordenador da área que abrange Santa Catarina e Paraná, André Barreto.
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O PMP-BS é executado pela Petrobras para atendimento de condicionante ambiental. Nesse período foram 87,8 mil animais registrados, na área de atuação que vai de Laguna até Saquarema-RJ.