Mais 11 casos de infecção pela variante brasileira do coronavírus foram confirmados nesta sexta-feira (19) em Santa Catarina. A nova linhagem do vírus, chamada de P1, é considerada mais contagiosa e está entre as chamadas variantes de preocupação do vírus.
Continua depois da publicidade
> Desembargador devolve a Moisés poder de decisão sobre lockdown em SC
No total, Santa Catarina já tem 157 casos de infecções por essas novas variantes – 109 deles correspondem à linhagem brasileira do vírus. Nesse número há 37 casos confirmados por sequenciamento genético do vírus e outros 72 por outra técnica, testes do tipo RT PCR. Mais da metade desses casos são considerados sem vinculação com a área original de circulação da variante.
SC tem ainda 48 casos da variante britânica do vírus. também somando as duas técnicas diferentes consideradas pelo Estado. Um caso foi confirmado por sequenciamento genético e outros 47 por testes PCR. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive).
Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde, foram identificados quatro casos em Florianópolis e sete em São Carlos, no Oeste de SC. Os testes foram feitos pelo Laboratório de Bioinformática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Continua depois da publicidade
Seis pessoas que tiveram a infecção pela variante brasileira diagnosticada eram mulher e cinco eram homens. Quatro casos estão na faixa de 20 a 40 anos, seis casos entre 40 e 60 anos, e um caso acima de 60 anos.
O laboratório da UFSC foi reconhecido em 11 de março de 2021 pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) como centro colaborador no projeto de pesquisa de sequenciamento genético do coronavírus.
> Fechamentos em Chapecó, Xanxerê e Lages fizeram casos ativos de Covid-19 cair até 64,5%
Outros casos
Um estudo feito por um laboratório e divulgado na última semana apontou que 80% das amostras coletadas na Grande Florianópolis era de infecção pela variante brasileira do coronavírus. A disseminação das mutações do vírus SARS CoV-2 é apontada como uma das possíveis razões do aumento de casos de Covid-19 em SC desde o início de fevereiro.
Variantes em SC
Casos de variantes do coronavírus em SC: 157
Variante brasileira: 109 (37 identificados por sequenciamento genético e 72 por testes RT PCR)
Variante britânica: 48 (1 identificado por sequenciamento genético e 47 por testes RT PCR)
Fonte: Dive-SC
Leia também
> Vacinas para mutirão contra Covid-19 chegam a cidades de SC; confira a distribuição
Continua depois da publicidade
> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina
> Mulher intubada após dar luz trigêmeos se recupera da Covid-19 em SC