Você acha que as prisões dos condenados no processo do Mensalão podem ter efeito pedagógico e inibir a corrupção no país?
Continua depois da publicidade
Com a declaração das prisões pelo Supremo Tribunal Federal acredito que sim. Isso irá contribuir na inibição de atos que envolvem corrupção.
Roberto Mário Forbici
Florianópolis
Acho difícil – para não dizer improvável – que possa existir efeito pedagógico que iniba a corrupção, pois esta já está enraizada nos políticos.
Continua depois da publicidade
Ronaldo Herrlein
Florianópolis
Alguém já viu ladrão se assustar com prisão ou morte? Ele sempre será ladrão, repetindo a mesma cena por dezenas de vezes até que a justiça o paralise, como estão os mensaleiros agora, nas grades. Porém, há uma esperança. Quem pretende entrar na corrupção talvez pense duas vezes. Possivelmente reduzirá os novos iniciantes neste crime.
Vicente Gabriele Pascale
Florianópolis
Se culpados, deveriam ter a prisão em penitenciária, sem privilégios. Prisão domiciliar com regalias levará outros homens à prática da corrupção.
Dalva Lúcia de Borja Moura
Florianópolis
Para haver esperança que as prisões exerçam algum efeito “pedagógico”, elas teriam que realmente caracterizar uma prisão, uma condenação. Até agora o que vejo é um circo.
Ascendino Roberto dos Santos
Florianópolis
Quem acredita nisso deve acreditar em duende, coelho da Páscoa etc. É uma grande farsa desde o julgamento que culminou com as prisões. Com a quadrilha que ora habita Brasília tudo vai continuar como antes. Também, com esse Judiciário…
Continua depois da publicidade
Paulo Freitas
Tubarão
Faltaria cadeia no Brasil se todos fossem presos por corrupção. Não vai mudar nada, porque o chefe da quadrilha está solto. Está no DNA do brasileiro ser corrupto, os políticos são reflexo da sociedade.
Jorge Eriberto Lopes
Florianópolis
O efeito pedagógico é a devolução do dinheiro desviado, na íntegra e corrigido, bem como o bloqueio dos bens adquiridos, para posterior leilão.
Sergio Bessler
Curitiba (PR)
Não, porque corrupção é cultural, familiar, se aprende em casa, deve ser combatida através de uma “boa” educação e esta ainda infelizmente não é prioridade em nosso país.
Silvia Spricigo
Urubici
Gostaria de poder dizer que vivemos num país sem leis. Seria melhor do que as leis que temos, onde as propositais burocracias e brechas legais garantem a impunidade.
Continua depois da publicidade
Domingos de Andrade
Lontras
Depende dos desdobramentos das condenações. Se forem concedidas regalias aos “graúdos”, a emenda poderá ficar pior que o soneto. A sociedade não vai querer que isso aconteça, mesmo porque ficará visível a diferenciação da aplicação da lei para pobres e ricos.
Natal Marchi
Rio do Sul
Pode não resolver totalmente, mas os próximos vão pensar antes de novas práticas. Eu só penso que apenas a prisão é muito pouco, o que deve ser feito é exigir a devolução do dinheiro desviado.
Inácio Valdemar de Vargas
Xanxerê
O efeito pedagógico das prisões dos condenados do Mensalão inibirá corrupção sim, desde que as prisões sejam cumpridas realmente e o dinheiro seja devolvido.
Salésio Müller
Tijucas
Efeito pedagógico terá, sem dúvida. O problema é que os alunos da corrupção são repetentes incorrigíveis.
Continua depois da publicidade
Reinaldo Di Bernardi
Florianópolis
Quem sabe por algumas horas sim, mas nós brasileiros usamos a máxima de que essa de ser “pego com a mão na cumbuca” só acontece com os outros. Até que a casa cai.
Jorge Gustavo Hübler
São José
Se fossem obrigados a devolver o dinheiro até acredito que poderia mudar a ideia de alguém que pensasse em afanar alguma coisa.
Renato Stahelin
São Pedro de Alcântara
Lula foi legal para os políticos presos, dizendo que eles não estariam sós. Pizzolato fez dobradinha com o Battisti. Nunca num país se viu algo parecido.
Noel Bacelar
Joaçaba
Eu acho que o primeiro que tinha de ser preso era o Lula, o chefe da quadrilha.
Antonio Pescador
Criciúma
O combate à corrupção é um processo caro e demorado, mas a prisão desses senhores pode ser o começo. O cidadão tem que se conscientizar de que é preciso cobrar e fiscalizar.
Continua depois da publicidade
Marize Menezes
Paulo Lopes
A corrupção está implantada no governo, nos Estados e nas cidades. Basta ver o tempo que os mensaleiros estão recorrendo a uma justiça com leis retrógadas e preparadas para privilegiar o mau-caráter.
João Fernando Zacher
São Francisco do Sul
Acredito que pode mudar, desde que peguem mais políticos que roubam de nós.
Agnelo Batista de Oliveira
Itajaí
Participe
Para participar da seção Diário do Leitor, envie sua opinião para diariodoleitor@diario.com.br.