A maioria dos americanos apoia a política externa e de segurança nacional do presidente Barack Obama, em especial o uso de aviões sem piloto e sua estratégia no Afeganistão, segundo uma pesquisa publicada na quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Obama, sob cujo governo uma missão americana matou Osama Bin Laden em 1º de maio no Paquistão, inspira mais confiança nos eleitores em temas de segurança que o republicano Mitt Romney, até agora favorito para enfrentá-lo nas eleições de novembro, segundo uma pesquisa do Washington Post e ABC.

Oitenta e três por cento dos consultados afirmou apoiar o uso de aviões sem piloto contra suspeitos de terrorismo, um método considerado ilegal pelos grupos de defesa dos direitos humanos. Por outro lado, 78% afirmaram aprovar a retirada das tropas americanas do Afeganistão, resolução tomada por Obama e criticada pelos republicanos, em especial por Romney.

Segundo a pesquisa, 56% dos consultados afirmam ter mais confiança em Obama para lutar contra o terrorismo, enquanto que 36% apostam em Romney. Outros 56% apoiam a política externa de Obama, enquanto 37% têm mais confiança em Romney nesse tema.

Continua depois da publicidade

A confiança geral em Obama subiu para 50%, nível mais alto há um ano. Se as eleições presidenciais fossem hoje, Obama obteria 51% dos votos e Romney, 45%, segundo a pesquisa.