Dados revelados nesta segunda-feira pelo Seterb apontam que o fim da madrugada e início da manhã são os horários com maior número de acidentes fatais envolvendo motos em Blumenau. Só neste ano, das 12 mortes no trânsito da cidade, oito foram de motociclistas e, dessas oito, sete foram registrados entre 4h e 8h.

Continua depois da publicidade

::: Confira números de acidentes de trânsito em Blumenau

::: Leia mais notícias de Blumenau

::: Curta a nossa página no Facebook

Continua depois da publicidade

Com base nesses números, a partir desta terça-feira, das 5h às 7h30min, a Guarda Municipal de Trânsito vai fiscalizar com radares móveis a Via Expressa, a Rua das Missões e a República Argentina. Além da blitz, os agentes devem orientar os motociclistas abordados durante a ação.

O levantamento ainda mostra que os oito motociclistas mortos no trânsito blumenauense representa 66,6% do total de ocorrências no primeiro semestre deste ano. Comparado ao ano passado, a estatística de 2015 já é 15,4% superior a todo o ano passado, quando do 21 dos 41 acidentes envolvendo vítimas fatais eram motociclistas. Segundo o presidente do Seterb, Erivaldo Nunes Caetano Junior, o Vadinho, o objetivo da antecipação do horário das fiscalizações é justamente reduzir esse índice.

– Notamos que o horário em que as pessoas saem para trabalhar é quando os acidente acontecem e por isso decidimos intensificar a fiscalização no início da manhã.

Continua depois da publicidade

Além dos trabalhos na rua, uma equipe do Seterb também fará blitze educativas em empresas da região. Segundo Vadinho, atualmente cerca de 45,2 mil motos circulam pela cidade e a proposta não é notificar, mas sim conscientizar os condutores.

Seterb avalia multar por imagens de câmeras

Medida usada pela Polícia Rodoviária Federal desde 2011 e regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro de 2014, a decisão de aplicar multas a partir das imagens captadas por câmeras nas rodovias, poderá ser usada também no perímetro urbano de Blumenau, segundo Vadinho. Ele aguarda a conclusão de um estudo jurídico sobre nova resolução publicada pelo Contran nesta semana. O estudo servirá para avaliar se é possível ou não pôr a medida em prática na cidade.

– Queremos que os motoristas respeitem a velocidade independentemente de ter um guarda ali fiscalizando. Esperamos que sejam prudentes antes de furar o sinal vermelho e andar acima do limite permitido – conclui.

Continua depois da publicidade