A maioria dos 16 deputados federais de Santa Catarina já definiu como votará sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), que deve ser apreciada em plenário na próxima semana. Sete votarão pelo prosseguimento, três contra e um afirma que já definiu o posicionamento, mas só o tornará público na votação na Câmara. Há ainda quatro indecisos e o deputado Mauro Mariani (PMDB) não foi localizado pela reportagem até a tarde desta sexta.
Continua depois da publicidade
A denúncia do procurador-geral da República contra Temer foi rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, mas mesmo assim o documento segue para plenário. Os deputados vão votar se aprovam ou não o relatório da CCJ, que é contra a admissibilidade e prosseguimento da acusação. Para que a denúncia continue são necessários 342 votos contrários ao relatório. Isso resultaria em um afastamento de até 180 dias de Temer do cargo.
Em relação ao levantamento anterior feito pelo Diário Catarinense, em 4 de julho, houve mudanças. Dois deputados considerados indecisos naquela data — Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PR) — agora são declaradamente favoráveis à denúncia. Se juntam a Décio Lima (PT), Pedro Uczai (PT), Jorge Boeira (PP), Geovania de Sá (PSDB) e Carmen Zanotto (PPS).
— Defini meu voto há muito tempo. Até fui retirado da CCJ por conta disso —, lembra Amin.
Assim como no caso do pepista, a postura contrária ao Planalto também custou a Jorginho Mello a vaga na comisão.
Continua depois da publicidade
— Sou homem de palavra e não volto atrás. Não troco minhas convicções por emendas ou cargos, todo homem público pode ser investigado — defende o deputado.
Outros dois que também ainda não tinham certeza de como se posicionariam agora afirmam que votarão contra a admissibilidade da acusação _ Ronaldo Benedet e Celso Maldaner, ambos do PMDB. Eles se juntam ao colega de partido Valdir Colatto.
— Pelo bem do Brasil, pela continuidade das reformas, votarei contra a denúncia — diz Maldaner.
Entre os que continuam indecisos, Rogério Peninha (PMDB) e João Paulo Kleinubing (PSD) ainda finalizam a leitura da acusação e defesa para definir o voto. Já Marco Tebaldi (PSDB) e João Rodrigues (PSD) aguardam as orientações finais de seus respectivos partidos às bancadas.
Como votarão os deputados catarinenses na denúncia contra Temer*:
Pelo prosseguimento da denúncia
Carmen Zanotto (PPS)
Décio Lima (PT)
Esperidião Amin (PP)
Geovania de Sá (PSDB)
Jorge Boeira (PP)
Jorginho Mello (PR)
Pedro Uczai (PT)
Contra o prosseguimento da denúncia
Celso Maldaner (PMDB)
Ronaldo Benedet (PMDB)
Valdir Colatto (PMDB)
Indecisos
João Paulo Kleinubing (PSD)
João Rodrigues (PSD)
Marco Tebaldi (PSDB)
Rogério Peninha Mendonça (PMDB)
Definiu o voto, mas não declarou
Cesar Souza (PSD)
*O deputado federal Mauro Mariani (PMDB) não foi localizado até a tarde da última sexta-feira