Uma pesquisa feita com usuários da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) revelou que 37,88% das pessoas utilizam o transporte público para ir até os campi e 48,05% levam mais de 1 hora para chegar. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30), pelo Departamento de Projetos em Engenharia e Arquitetura (Dpae).
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
A pesquisa ficou aberta à comunidade entre 22 de agosto a 30 de setembro de 2022, e resultou em um total de 4,65 mil respostas, nos cinco municípios em que há espaços físicos da Universidade (Florianópolis, Joinville, Curitibanos, Blumenau e Araranguá).
Os dados revelam o meio de transporte utilizado para se deslocar, o motivo, horário, frequência e tempo de deslocamento. Além disso, há a quantidade de linhas de ônibus usadas pelos usuários.
Continua depois da publicidade
De acordo com a pesquisa, os números refletem a mobilidade urbana das cidades e a relação com a comunidade da UFSC.
O relatório oferece uma análise completa sobre as respostas referentes a cada campus. Confira abaixo.
Florianópolis
Na capital, 2,877 mil pessoas participaram da pesquisa. Cerca de 42% utiliza o transporte público; quase 52% demora mais de 1 hora para chegar; 67,9% precisa de duas linhas de ônibus; e 69,23 % frequenta diariamente o Campus.
Joinville
Já na cidade do Norte de SC, 426 pessoas participaram da pesquisa. Cerca de 46% utiliza o carro; mais de 28% demora entre 20 e 30 minutos para chegar; e 80,9 % frequenta diariamente o Campus.
Continua depois da publicidade
Blumenau
Em Blumenau, 303 pessoas participaram da pesquisa. Cerca de 38% utiliza o carro; quase 32% demora entre 10 e 20 minutos para chegar; e 72,94 % frequenta diariamente o Campus.
Curitibanos
No meio-oeste, 225 pessoas participaram da pesquisa. Cerca de 55% utiliza o carro; quase 50% demora entre 10 e 20 minutos para chegar; e 84 % frequenta diariamente o Campus.
Araranguá
Em Araranguá, 234 pessoas participaram da pesquisa. Cerca de 42% utiliza o carro; quase 40% demora entre 10 e 20 minutos para chegar; e 81,62 % frequenta diariamente o Campus.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Novo dono vê espaço para dobrar faturamento de indústria de SC
Posto de combustível é multado por irregularidade durante fiscalização em Mafra
Balanço aponta peso maior da despesa com pessoal da prefeitura de Joinville