A Federação Catarinense de Futebol estuda uma possível retomada do estadual a partir do dia 9 de maio, sem presença de público, por conta da pandemia de coronavírus. A reportagem da CBN Diário questionou os representantes dos clubes sobre a possibilidade. Entre os dez times que disputam o Campeonato Catarinense, seis se posicionam a favor deste retorno, enquanto dois são contrários, um não tem posição definida e um não se manifestou.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Avaí, Figueirense, Chapecoense, Criciúma, Joinville e Brusque se mostram favoráveis à ideia da Federação, desde que sejam respeitadas as determinações das autoridades e não haja risco para a saúde. Marcílio Dias e Tubarão, através de seus representantes, se dizem contra o retorno, enquanto o Concórdia não definiu posicionamento. Apenas o Juventus não respondeu.

Confira, em áudio, as opiniões dos dirigentes dos clubes catarinenses:

O presidente da FCF, Rubens Angelotti, deve encaminhar até esta terça-feira (14) um ofício ao Governo do Estado questionando sobre a possibilidade de retomada do Campeonato Catarinense. Apesar do decreto estadual prever a proibição de eventos esportivos até o final de maio, o governador Carlos Moisés deixou a possibilidade em aberto. Nesta segunda (13), ele apenas reafirmou que não há chance de retorno com público no momento.

— Não chegou às minhas mãos o pedido. Tudo que chegar será analisado. O que não é permitido é o evento com público. Teremos esta dificuldade de tocar um campeonato sem público presente. Tem que ser discutido para ver a segurança e a viabilidade. O jogador em si, aquele grupo de pessoas, é acompanhado por médicos, fazem treinamentos, enfim. Tem que ver o que está acontecendo no mundo esportivo para vermos quais são as possibilidades — afirma o governador Carlos Moisés.

Continua depois da publicidade

O Campeonato Catarinense foi paralisado pela pandemia de coronavírus após a conclusão da primeira fase da disputa. Restam seis datas a serem disputadas pelas equipes, duas com as quartas de final e mata-mata do rebaixamento, duas nas semifinais e duas na decisão. Avaí x Chapecoense, Figueirense x Juventus, Brusque x Joinville e Marcílio Dias x Criciúma são os confrontos das quartas. Tubarão e Concórdia se enfrentam por uma vaga na primeira divisão.

​Saiba tudo sobre o coronavírus no NSC Total​