O céu terá a maior e mais brilhante lua do ano nesta quinta-feira (17). O fenômeno, conhecido como superlua, que acontece devido ao astro estar no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, o chamado perigeu, irá iluminar o céu e promete boas fotos onde estiver claro.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O fenômeno poderá ser visto não só em Santa Catarina, mas em todo o Brasil. Para isso, é preciso que o céu esteja limpo. De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de que esta quinta seja de sol com poucas nuvens, com condições de pancadas de chuva e temporais isolados no Extremo Oeste e Oeste entre a tarde e a noite.
O momento exato em que a lua cheia ocorre depende do fuso horário e do local onde o observador está. Em Florianópolis, a lua deve nascer por volta das 18h48min.
Nos últimos dias, a lua já aparentava estar maior e chamava a atenção. Nesta quinta, o satélite natural estará a uma distância de cerca de 357.364 quilômetros da Terra. Normalmente, ela se encontra a aproximadamente 384.400 quilômetros de distância.
Continua depois da publicidade
Como ocorre a superlua?
A lua cheia acontece quando sol e a lua estão em lados opostos da Terra, de forma que a face visível dela fica 100% iluminada. A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento explica, contudo, que o termo “superlua” não possui base científica.
Ele foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, na revista Dell Horoscope, e é usado para uma lua cheia no perigeu ou até 90% próxima dele. Porém, há divergências quanto à distância da Lua em relação à Terra, que define uma superlua.
A astrônoma explica que a superlua ocorre tanto na lua cheia quando na nova, e de uma a seis vezes por ano. Porém, a distância entre o satélite e o planeta varia.
— Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável — explicou a astrônoma.
Continua depois da publicidade
Penúltima superlua do ano
A primeira superlua do ano aconteceu em 19 de agosto, quando a lua esteve a cerca de 361.900 quilômetros da Terra. Já no dia 15 de novembro, quando vai ocorrer a última superlua do ano, ela estará a 361.867 quilômetros da Terra.
Para admirar o satélite natural, a recomendação é ficar em pontos mais afastados dos centros urbanos, que possuem menos iluminação artificial, o que melhora a visualização.
*Com informações de Agência Brasil
Leia também
Como e onde ver a superlua mais brilhante do ano em SC
Planeta Terra terá “segunda lua” por dois meses; saiba como é possível