A praticidade dos aplicativos de mobilidade são bem conhecidas, e não tem como negar que essa facilidade possibilitada pela tecnologia traz inúmeros benefícios aos usuários e também para a sociedade como um todo, já que ajuda a amenizar um dos grandes problemas atuais, que é justamente a dificuldade de se locomover dentro das cidades por conta do grande fluxo de veículos.
Continua depois da publicidade
Um dos objetivos dessas plataformas, além de oferecer praticidade aos usuários e contribuir para a mobilidade urbana dos grandes centros, é ser uma boa fonte de renda para os motoristas cadastrados. E é nesse ponto que um aplicativo desenvolvido em Florianópolis se destaca: a remuneração aos condutores.
O app Bora Floripa, que completou três anos em 2024, cobra uma taxa única de 10%, independente do tamanho do percurso e do valor da viagem. Todo o restante fica para o motorista. Uma taxa consideravelmente menor do que as outras plataformas, que chegam a ficar com quase 50% do valor da corrida em alguns casos.
— A nossa remuneração é maior do que em outras plataformas. Cobramos apenas 10% do valor da corrida, o restante fica para o motorista que, com isso, tem mais condições de manter a manutenção do carro em dia, e mesmo que precise fazer alguns reparos, consegue ter um bom lucro — destaca o idealizador do Bora Floripa, Márcio Fogaça.
— Os nossos motoristas são remunerados mesmo que o passageiro não pague a corrida. Caso aconteça alguma situação nesse sentido, o motorista pode entrar em contato com a nossa central e repassar as informações, que faremos o reembolso e posteriormente procuramos o usuário para resolver esses pontos — completa Márcio.
Continua depois da publicidade
Segurança em primeiro lugar
Outro foco do Bora Floripa é a segurança – tanto dos usuários quanto dos motoristas. As passageiras podem optar por viagens com condutoras mulheres, algo que outras plataformas não oferecem. Além disso, o sistema do app impede a criação de perfis fakes, evitando que os usuários caiam em alguns golpes comuns em outros aplicativos.
O Bora Floripa também exige que os motoristas apresentem um atestado de antecedentes criminais – e pede uma renovação periódica desse documento para que o condutor continue cadastrado na plataforma e prestando serviços. Compartilhamento de rotas e gravação das corridas também são dispositivos de segurança presentes no aplicativo.
Para a segurança dos motoristas, o Bora Floripa disponibiliza um sistema com botão de pânico, que pode ser acionado em caso de necessidade. Além disso, a viagem é monitorada em tempo real, e a plataforma intervém de forma imediata em caso de desvio de rota ou qualquer outra situação que fuja da normalidade.

Programa de Cashback
Uma novidade no mês de novembro vai fazer com que os usuários do Bora Floripa economizem ainda mais. Os passageiros recém cadastrados vão ganhar 10% de desconto na primeira corrida. Além disso, todos os usuários vão receber até 5% de cashback em cada viagem que realizar pelo aplicativo.
Continua depois da publicidade
— O usuário vai ter uma carteira virtual dentro do aplicativo, onde vai poder acompanhar o valor de cashback que tem acumulado. Quando ele estiver com um valor superior a R$10 (valor mínimo das corridas) ele já pode solicitar e, se o saldo permitir, realizar uma corrida apenas usando esses recursos — explica Márcio.
Em funcionamento a três anos na região da Grande Florianópolis, o aplicativo já conta com mais de cinco mil motoristas cadastrados e ultrapassou a marca de 30 mil usuários. A iniciativa liderada por Márcio Chagas contribui não apenas para a mobilidade urbana, mas também para a economia e rotina das famílias e ajuda a preservar o meio ambiente.