O maior raio do mundo em extensão surgiu no Oeste de Santa Catarina, mostram imagens de satélite. As ramificações do “megaflash” começaram em Campos Novos, segundo a pesquisadora e meteorologista Rachel Albrecht, que participou do comitê de especialistas responsável por certificar o recorde pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e se espalharam para dois lados distintos.
Continua depois da publicidade
Conforme o site G1SC, um vídeo com o mapeamento da descarga elétrica foi divulgada nessa segunda-feira (29). O material foi elaborado pelo pesquisador Michael Peterson, do Los Alamos National Laboratory, EUA, que submeteu o caso para a avaliação do OMM.
As imagens, segundo a pesquisadora, foram agrupadas para mapear o fenômeno, o que permitiu a reconstrução de todo o caminho percorrido pelo raio. Elas mostram o percurso da descarga elétrica, que atinge cidades nas regiões da Serra, Oeste e Sul catarinense, a divisa do Norte do Rio Grande do Sul com a Argentina e chega ao Oceano Atlântico.
A descarga elétrica ocorreu no dia 31 de outubro de 2018, durou 11.360 segundos e percorrou 709 km, quase a distância entre as capitais Porto Alegre e Curitiba.
Continua depois da publicidade